Honda Fit 2018 troca de visual, ganha controle de tração e uma nova versão
Norton Luiz
Publicado em 30 de setembro de 2017 às 14:13 | Atualizado há 4 meses
Norton Luiz
Editor de Veículos
O Honda Fit chega em sua versão 2018 com novo visual, mais equipamentos de segurança e conforto. O compacto é disponível nas versões DX, LX, EX e ELX, além da nova versão Personal (ideal para pessoas com deficiência – PCD -, em função do preço), e custa a partir de R$ 58.700 e chega a R$ 80.900. O Fit recebeu um novo design frontal e traseiro, agora mais encorpado por conta do desenho dos para-choques. Novas tecnologias de iluminação foram empregadas, como luzes diurnas de rodagem e lanternas em LED, além de faróis em LED na versão EXL.
A segurança do Fit foi aprimorada no modelo 2018 com a adoção, em toda a linha, do sistema VSA (Vehicle Stability Assist), que agrega controle de tração e estabilidade, freios ABS com EBD (Electronic Brake Distribuition) e BA (Brake Assist) e MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que auxilia no controle da direção em situações de baixa aderência ou em curvas, atuando de maneira ativa no controle do veículo. O modelo recebeu também o sistema HSA (Hill Start Assist) de assistência de partidas em rampas.
O Honda Fit 2018 oferece de série ar-condicionado (nas versões EX e EXL é digital automático, com painel touchscreen para regulagem de temperatura e intensidade), direção elétrica, vidros elétricos em todas as portas, regulagens de altura e profundidade da coluna de direção. Em suas versões superiores, o modelo traz esses itens e mais conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
As novas luzes de rodagem diurnas em LED mudam de posição de acordo com sua versão. Nos modelos DX, LX e EX, são localizadas na parte inferior do para-choque – de série no EX e disponível como acessório para as versões DX e LX. Já o ELX traz o sistema de iluminação integrado aos faróis Full LED, exclusivos da versão.
As lanternas com iluminação em LED também acendem na região das colunas traseiras. Essas novas lanternas oferecem o sistema de sinalização em frenagens de emergência ESS (Emergency Stop Signal). Em frenagens bruscas, piscam automaticamente e de forma rápida e intermitente para alertar o condutor que vem atrás, minimizando o risco de colisões traseiras.
As versões DX e LX adotam rodas de liga leve de 15 polegadas, com desenhos diferenciados, enquanto as versões EX e EXL recebem rodas de 16 polegadas com novo acabamento escurecido. Todas as versões receberam novas palhetas de limpadores do para-brisa do tipo flat blade, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil.
A versão EX, além dos dois airbags frontais – de série em todas as versões – adota airbags do tipo laterais. A EXL, por sua vez, traz também as bolsas infláveis laterais do tipo cortina, totalizando seis airbags. O Fit 2018 vem também com uma nova caixa de direção elétrica, mais macia, e as versões EX e EXL passam a contar com borboletas atrás do volante nas versões com transmissão CVT.
A nova linha estreia duas cores: o Branco Estelar Perolizado, novidade no Fit, e o Azul Boreal (metálico), que estreia no modelo. Compõem a gama o Branco Tafetá (sólido), o Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas) e o Preto Cristal (perolizado). A versão DX manual custa R$ 58.700,00, a nova versão Personal, com transmissão CVT R$ 68.700, a LX CVT R$ 70.100 a EX CVT: R$ 75.600 e a EXL CVT: R$ 80.900. Nestes valores não estão inclusos os preços adicionais das pinturas metálica (R$ 990) e especial (R$ 1.290).
Toda a linha Fit é equipada com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletrônico variável de sincronização. Com etanol, esse propulsor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm – quando abastecido com gasolina, são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm.