Opinião

Benesses de Deus

Diário da Manhã

Publicado em 30 de junho de 2017 às 23:59 | Atualizado há 8 anos

Mui­tos fi­lhos de Deus so­frem à toa, sem qual­quer ne­ces­si­da­de e qua­se nun­ca se dão con­ta dis­so.

A de­so­be­diên­cia, a fal­ta de per­dão e a so­ber­ba, cons­ti­tu­em en­tra­ves sé­rios às be­nes­ses de Deus, e não ra­ro ad­vém do­en­ças e ma­les fí­si­cos e psí­qui­cos e tais tri­bu­la­ções sem­pre per­tur­bam pes­so­as.

Al­guns, mais afoi­tos, que­rem chu­tar o pau da bar­ra­ca, sen­tem-se can­sa­dos, de­si­lu­di­dos e até aban­do­na­dos por Deus.

Va­le à pe­na re­cor­dar Jo­sé, o fi­lho de Ra­quel e de Ja­có. Ele foi lan­ça­do na cis­ter­na e aban­do­na­do pa­ra mor­rer à mín­gua, pe­los seus ir­mãos, que o de­tes­ta­vam.

Ima­gi­nem o ní­vel de re­jei­ção que so­freu es­te ho­mem. Mas Jo­sé foi li­ber­ta­do por es­tra­nhos e ven­di­do co­mo es­cra­vo no Egi­to. Foi en­car­ce­ra­do, po­rém, mes­mo na pri­são, pros­pe­ra­va. Sa­be por quê? Por­que ele ja­mais ali­men­ta­va os seus pro­ble­mas e as su­as di­fi­cul­da­des.

Foi ten­ta­do pe­la be­la mu­lher de Po­ti­far, nu­ma das áre­as mais frá­geis do bi­cho ho­mem.

Ora, por­que o de­se­jo se­xu­al é al­go de­ve­ras di­fí­cil de do­mi­nar, se a sua fé em Deus não for re­al­men­te gran­de. E, mu­lher re­jei­ta­da é qua­se sem­pre cru­el, vin­ga­ti­va e ca­lu­nia­do­ra. E, Jo­sé pas­sou maus pe­da­ços por cau­sa da­que­la mu­lher.

Mas, Jo­sé so­nhou. E seu so­nho elu­ci­dou o so­nho de fa­raó. E Jo­sé ama­nhe­ceu na pri­são e anoi­te­ceu no pa­lá­cio; e tor­nou-se o se­gun­do ho­mem mais po­de­ro­so de to­do o Egi­to.

Es­ta re­vi­ra­vol­ta em sua vi­da acon­te­ceu por­que ele sem­pre foi fi­el a Deus. E Deus usa tam­bém pes­so­as iní­quas, des­cren­tes e pe­ca­do­ras, pa­ra nos aben­ço­ar com su­as gra­ças e fa­vo­res.

Pa­ra nos brin­dar com su­as be­nes­ses.

As si­tu­a­ções de di­fi­cul­da­des nos em­pur­ram pa­ra a vi­tó­ria, nos im­pe­lem a sa­ir do ma­ras­mo e da ro­ti­na can­sa­ti­va e pa­ra­li­san­te. Dão-nos âni­mo no­vo!

Ve­ja Gê­ne­sis 41: 51 e 52 e tam­bém Gê­ne­sis 50:20.

No li­vro de Êxo­do 6:1, aqui­lo que Deus diz e faz a Moi­sés, Ele quer tam­bém fa­zer por ca­da um de nós. Ele quer ma­ni­fes­tar o seu po­der.

Em Es­dras, ob­ser­va­mos que reis ím­pi­os aten­di­am os seus pe­di­dos e usa­vam su­as ri­que­zas pa­ra edi­fi­car a ca­sa do Se­nhor. As­sim agi­am, por­que Es­dras bus­ca­va a pa­la­vra do Se­nhor e as en­si­na­va a to­dos. Por is­so a mão de Deus es­ta­va so­bre ele.

Pre­za­dos, nós pre­ci­sa­mos obe­de­cer à pa­la­vra. E evan­ge­li­zar as­si­dua­men­te os nos­sos ir­mãos; evan­ge­li­zar por­que mui­tos não co­nhe­cem a Deus.

Pre­ci­sa­mos con­so­li­dar prin­cí­pios! Tu­do é pos­sí­vel ao que crê! Tu­do é pos­sí­vel a Deus!

E nes­te mun­do con­tur­ba­do em que vi­ve­mos, ve­jo com ale­gria a per­for­man­ce do pa­pa Fran­cis­co. Que a sua men­sa­gem de amor, hu­mil­da­de e cui­da­do com os ir­mãos mais ne­ces­si­ta­dos, se­ja a tô­ni­ca no co­ra­ção de ca­da ho­mem e de ca­da mu­lher que vi­ve a pa­la­vra de Deus, e que se re­no­va pe­lo po­der do Es­pí­ri­to San­to.

Bus­quem a Deus e en­con­tra­rão a paz. Bas­ta de de­ser­tos, de do­res e de afli­ções. E se quer re­al­men­te ser fe­liz, aju­de com amor cris­tão al­guém pró­xi­mo e ne­ces­si­ta­do.

Há tan­to por fa­zer!

E nun­ca se pre­o­cu­pe em ser re­com­pen­sa­do. Deus não fi­ca de­ven­do na­da pa­ra nin­guém. Es­pe­re e con­fie. As bên­çã­os o al­can­ça­rão.

Com ca­ri­nho

 

(Jo­ão An­to­nio Pa­gli­o­sa, es­cri­tor)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias