Cotidiano

Índice de infestação do Aedes aegypti aumenta em Goiânia

Diário da Manhã

Publicado em 7 de novembro de 2016 às 22:06 | Atualizado há 4 meses

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegipti (LIRAa) em Goiânia que apontou um aumento no número de residências com foco do mosquito. De acordo com a pesquisa, o índice se mantém satisfatório.

Realizado entre os dias 17 e 21 de outubro, o estudo concluiu que o índice de infestação predial (IIP) atual é de 0,95%, sendo que em maio deste ano esse índice era de 0,2%. Foram 26.732 imóveis visitados em Goiânia para o LIRAa. O estudo revela também que a maior parte dos focos do mosquito está nas residências.

Os Distritos Sanitários Sudoeste e Oeste apresentaram os menores índices, 0,89% e 0,60%, respectivamente. O maior índice IIP, 1,27% foi registrado na região Norte, seguindo da região Sul, com 1,08% das residências com criadouros de Aedes aegypti.

Apesar desse aumento revelado pelo LIRAa, o índice de Goiânia se matem satisfatório conforme a recomendação do Ministério da Saúde. A superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim, afirma que os índices entre 1% a 3,9% revelam um cenário de médio risco, o que demanda um estado de alerta quanto à infestação.

Entretanto, a média do índice de infestação de 0,95% não é uniforme por conta da extensão da cidade. “Algumas regiões do município mostram realidades distintas e, por isso, o trabalho de combate ao mosquito nesses pontos foi intensificado”, destaca Flúvia.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias