Entretenimento

Todas as tribos em movimento

Diário da Manhã

Publicado em 14 de setembro de 2018 às 21:30 | Atualizado há 4 meses

Movimento é a variação do posicionamento de um ponto material no espaço, em um conceito da física. Para a fi­losofia o movimento pode envolver a questão da mudança na realidade, a transformação da potência para o ato. Movimentar-se é um exercício de liberdade e o corpo pede por isso.

Em consideração ao movimen­to, o Sesc Universitário, neste mês de setembro, promove o Encontro de Tribos Urbanas. Na programa­ção, pista livre para patins e ska­te, pico de parkour adulto e kids, best trick de skate, apresentação da equipe profissional Parkour Goiânia e presença da Associa­ção Goiana de Skateboard.

O Encontro de Tribos Urbanas é uma atividade gratuita e aberto ao público, um rolê para todas as ida­des, de iniciantes a profissionais. Também vai rolar premiação para melhor manobra de skate e meda­lhas de participação. As inscrições podem ser feitas na hora do even­to. O evento será realizado neste do­mingo, 16, das 13h às 17h.

A importância do movimento para o corpo é facilmente obser­vável em todas as fases da vida. As crianças precisam aprender sobre consciência do próprio corpo, e de suas mobilizações. Aos jovens o movimento propicia o dispêndio da grande quantidade de energia que possuem e mantém um corpo e mente mais saudáveis. Aos mais velhos o movimento auxilia no ga­nho de força, melhora do equilíbrio e o aumento da amplitude dos mo­vimentos, levando à melhora da funcionalidade.

PARKOUR, LIBERDADE E UTILIDADE DO MOVIMENTO

Em matéria para o DMRevista, o repórter Leon Carelli entrevistou o praticante desta atividade, Luiz Fernando Oliveira, que explicou as origens do parkour: “A história do parkour liga-se com as origens do homem, com sua natureza não ur­bana. É derivado do ‘Método Natu­ral’ de George Hebert, marinheiro francês que, em 1903, ao observar tribais africanos, percebeu que eles eram fortes e resistentes mesmo sem treinos. Ele concluiu que nos­so corpo possui capacidades que precisam ser exploradas: correr, saltar, marchar, escalar, arremes­sar e levantar pesos, lutar (defen­der-se), nadar, equilíbrio e movi­mentação quadrúpede”.

O parkour sustenta-se no lema “ser forte para ser útil”, ou seja é o domínio do movimen­to para empregar em uma ne­cessidade. Nas palavras de Luiz Fernando, “quando você diz que treina parkour e vê alguém que precisa de ajuda, seja lá qual for, ao escolher não ajudar você nega todo o treino”. Luiz Fernando não considera o parkour um esporte, pois ele não está focado na com­petição, e sim na funcionalidade. O praticante aponta que, apesar de não participar de competi­ções, acha importante que acon­teçam, pois elas contribuem na difusão do parkour, levando as pessoas a procurarem informa­ção e conhecimento.

Na entrevista Luiz Fernando conta sobre as raízes da atividade na capital goiana. A história do Par­kour na cidade tem início em 2008, com um pequeno grupo formado por: Luiz Fernando, Gustavo Afon­so Mendes (Caju), Gustavo Me­deiros, Christoffer e Enoc. “Antes o Parkour em Goiânia já tinha alguns grupos, mas eles não iam pra fren­te. Juntos pensamos em formas de praticar e divulgar. Criamos um pe­queno público e com o tempo pas­samos a nos profissionalizar”, con­ta Luiz Fernando.

Luiz Fernando falou de seu pri­meiro contato com o parkour, na época uma prática embrionária na cidade, sem muitos adeptos. “Conheci o parkour com 12 anos, quando mudei pra Goiânia, atra­vés do filme 13º Distrito. Pratiquei sozinho por um bom tempo, ven­do vídeos na internet. Era uma for­ma muito perigosa de se praticar, pois não tinha ninguém pra me au­xiliar. Depois conheci os dois Gus­tavos [Afonso e Medeiros], mais velhos, que já praticavam, e come­çamos a treinar juntos”.

 

ENCONTRO DE TRIBOS URBANAS

Quando: 16/09, domingo, 13h às 17h

Onde: Sesc Universitário – Av. Universitária nº 1.749, St. Leste Universitário

Mais informações: (62) 3522-6199

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias