Ford Caminhões estreia no segmento 8×2 com o Cargo Power 3031
Norton Luiz
Publicado em 1 de setembro de 2018 às 12:14 | Atualizado há 4 meses
Norton Luiz
Editor de Veículos
Ford amplia a linha Cargo com o lançamento da versão 3031 8×2. Trata-se do primeiro caminhão do segmento com segundo eixo direcional fabricado pela marca. O novo semipesado, estreante em um segmento que representa 18% das vendas totais de caminhões no mercado brasileiro, começa a ser vendido neste mês.
As primeiras vendas são para frotistas que já tiveram acesso ao produto na fase experimental. O modelo custa entre R$ 280 mil e R$ 290 mil, preços que podem ser negociados para baixo, obviamente, de acordo com cada volume de compra.
Produzido na unidade de São Bernardo do Campo (SP), o Cargo Power 3031 8×2, com peso bruto total (PBT) homologado para 29 toneladas, tem capacidade para 30.150 kg. O semipesado utiliza motor Cummins de 306 cavalos e duas opções de transmissão da marca Eaton, manual de nove marchas ou automatizada (Torqshift) com 10 velocidades.
Destinado à múltiplas aplicações em viagens de média e longa distâncias, o novo 3031 8X2 tem dois comprimentos de chassi: longo, com 5.300 mm, e extralongo, com 6.300 mm, o maior da categoria.
O mercado de caminhões, que sofreu queda brusca em 2016 e 2017, vem se recuperando e deve vender pouco mais de 72 mil unidades ao longo de 2018, contra 51.561 negociadas no ano passado. A Ford oferece taxa de 0,96% para pessoa jurídica, entrada de 20% e saldo em 48 meses, com carência de 90 dias.
A Ford faz uma estimativa de vender cerca de 20 unidades/mês do novo caminhão no primeiro momento e em torno de 300 unidades manuais e automatizadas ao longo de 2019, o que, na sua opinião, dependerá também do ritmo de crescimento do segmento.
“Com o novo Cargo 3031 8×2, os clientes que precisam de um caminhão com maior capacidade de carga não têm mais de instalar o segundo eixo direcional no Cargo 6×2 em empresas parceiras. Eles agora contam com uma solução original, com garantia de fábrica, sem precisar esperar pela instalação do componente”, diz Oswaldo Ramos, diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford Caminhões.
O modelo oferece flexibilidade de aplicações, podendo receber implementos para carga seca, tanque, graneleiro, frigorífico, baú, guindaste, dentro outros.
Oswaldo Ramos acredita que 80% das vendas do novo Cargo Power 3031 8×2, devem focar a versão automatizada Torqshift. Segundo ele, os clientes estão percebendo pouco a pouco as vantagens dessa transmissão em economia de combustível e menor desgaste da embreagem.
Indagado sobre a participação de Goiás no ranking de vendas de caminhões da Ford, Oswaldo Ramos classificou o Estado como um dos fortes consumidores da marca, ficando no primeiro pelotão de vendas com o São Paulo, Rio Grande do Sul, e Minas Gerais. “Goiás é um Estado muito forte na compra de caminhões da Ford, excercendo um papel importante no crescimento da economia quando o assunto é o transporte de cargas”, assinalou Ramos.
O novo Cargo 3031 8×2 oferece grande versatilidade em suas diferentes configurações. É disponível com cabine simples ou leito, transmissão manual ou automatizada Torqshift e dois comprimentos de chassi: longo, com 5.300 mm, e extralongo, com 6.300 mm, o maior da categoria, ampliando o espaço útil para carga. Pode ser equipado também com tanque de combustível simples (275 L) ou duplo (550 L).
“Com o novo Cargo 3031 8×2, os clientes que precisam de um caminhão com maior capacidade de carga não têm mais de instalar o segundo eixo direcional no Cargo 6×2 em empresas parceiras. Eles agora contam com uma solução original, com garantia de fábrica, sem precisar esperar pela instalação do componente”, diz Oswaldo Ramos, diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford Caminhões, que confirmou para o futuro o lançamento de sete novos modelos Torqshift, com tração 4×2 e 6×4.