Médico paulista que debochou de paciente no Facebook é demitido
Júlio Nasser
Publicado em 31 de julho de 2016 às 15:30 | Atualizado há 4 mesesO médico plantonista Guilherme Pasqua, que zombou de um paciente nas redes sociais após ele errar a pronuncia de algumas palavras durante a consulta, foi afastado do Hospital Santa Rosa de Lima, administrado pela Santa Casa de Serra Negra, em São Paulo. Com ele, a unidade de saúde também demitiu a recepcionista Adrielli Conti e a enfermeira Renata Rodrigues, que também comentaram a publicação de deboche.
O hospital anunciou os desligamentos na última quinta-feira, 28, e fez uma postagem no Facebook comentando sobre o caso. Leia:
O CASO
Na última quarta-feira, 27, antes da postagem em seu perfil do Facebook, o médico havia atendido o mecânico José Mauro de Oliveira Lima de 42 anos, que foi ao hospital acompanhado do enteado, o eletricista Claudemir Thomaz Maciel da Silva de 35 anos.
O paciente que estudou somente até o segundo ano do ensino fundamental devido à falta de condições financeiras, têm dificuldade em falar corretamente algumas palavras.
Claudemir divulgou à imprensa que após o padrasto receber o diagnóstico de pneumonia, ele perguntou ao médico sobre o tratamento da doença e quando pronunciou “peleumonia” e raio x de forma errada, o médico indiscretamente deu risadas.
Alguns minutos após a consulta, o plantonista além de se comportar de forma indevida durante o atendimento, postou uma foto segurando um receituário médico que dizia “não existe peleumonia e nem raôxis”, que foi publicada em seu perfil no Facebook. A publicação foi comentada por ele e mais dois colegas de trabalho, além das duas funcionárias que também foram afastadas.
Parentes e amigos da família do mecânico se indignaram com a postagem do médico e começaram a reproduzir a foto que viralizou na internet e se tornou debate em todo o país.