Cultura

Praticamente Natal

Redação

Publicado em 21 de março de 2016 às 22:07 | Atualizado há 4 meses

 

Não sei bem como foi a recepção de Jesus quando ele surgiu com o papo de filho do criador, salvador da humanidade, mas aposto que muita gente achou ele meio charlatão. Assim como a nossa peça icônica, o filho de Deus, que é obviamente brasileiro em versão século XX, Inri Cristo. Se ele é ou não um falso profeta a questão é que ele convenceu alguns, afinal ele vive de ser cristo, esse é o trabalho dele, então seus fieis o tem mantido.

Inri já fez aparições públicas se não divinas ao menos míticas. Ele e sua inrisetes, as suas seguidoras, já estrelam diversas versões, com letras para arrebanhar fiéis, de músicas da cultura pop. São muitos exemplos, como “Just Dance” da cantora lady Gaga. Ele também encarnou outros sucessos como a versão mística de ‘What Makes You Beautiful’ do One Direction. Inri e as inrisetes fizeram até uma releitura de “Rehab” de Amy Winehouse e mais uma série de paródias (quis dizer versões místicas), afinal Cristo precisa tocar o coração dos jovens.

Ele chegou ao ponto de fazer uma versão genial do sucesso mundial do ano de 2012 “Gangman Style” do artista Psy. Uma parte da letra é a seguinte “Inri é nosso Pai/ Nononono… Nosso Pai/ Inri Cristo é o nosso Pai do coração… ao/ É um amigão… ao/ Inri Cristo ele é demais/ Animação… Ão!”. Depois relembre esse sucesso, escute a música cantando com essa letra, fica divertido.

Outra aparição memorável foram seus enfrentamentos com o caçador de mentiras paranormais Padre Quevedo. Lembram-se dele? Aquele que falava “Isto nos ecziste”. Inri Cristo chegou a afirmar que o Padre Quevedo era a “reencarnação” do Inquisidor-Geral dos Reinos de Castela e Aragão, que viveu no Século XV, Tomás de Torquemada. Torquemada foi um terrível inquisidor da igreja católica que mandou muitos a morte na defesa da hegemonia da igreja. Mas Quevedo é teólogo e psicólogo e não se deixou abater.

 

O garoto de origem desconhecida, ou divina

O nome verdadeiro desse célebre porta voz do divino é Álvaro Thais, mas esse é apenas o nome que seus pais terrenos lhe colocaram. Ele não podia convencer que o seguissem portando o nome de Álvaro, então tornou-se o Inri Cristo, nome oficializado em seus documentos. Ele foi criado por um casal de alemães que vieram para o Brasil, Magdalena e Wilhelm Thais. Thais é um erro gráfico, o nome original era Theiss.

Os pais de criação de Álvaro esreveram até uma declaração para corroborar a história de Inri “Nós, Wilhelm e Magdalena Thais, declaramos para os devidos fins que, no dia 22/03/1948, recebemos em nossa casa na localidade de Rio Morto, Município de Indaial, Estado de Santa Catarina, a visita da parteira Dona Bema, que nos entregou um menino cujos pais de origem ignoramos e cujo nome verdadeiro é Inri Cristo e que nós criamos como nosso filho.”

Inri e o caminho de Santiago

Nem sempre ele foi cristo, foi um longo caminho até chegar nesse status, antes ele era apenas um vidente iluminado. “Em 1979, afirmou ter tido a revelação de sua verdadeira identidade após ter feito jejum durante alguns dias em Santiago, no Chile. Até então, era conhecido como Iuri de Nostradamus, nome que adotou como vidente e conselheiro”.

Inri por conta de suas pregações e afirmações de ser o salvador da humanidade foi tachado como esquizofrênico. Mas ele se defende dessas acusações em seu site “Afinal, sou esquizofrênico, segundo as trevosas, malévolas línguas, por ensinar a adorar o Deus vivo (…). Eu sou o libertador. Voltei a este mundo para libertar o meu povo do jugo dos falsos religiosos, dos grilhões da idolatria, da fantasia e da mentira”.

Álvaro fundou a instituição “Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade” (SOUST) em 28 de fevereiro de 1982 após ter praticado o “Ato Libertário” dentro da Catedral Metropolitana de Belém. A SOUST estava provisoriamente situada em Curitiba, até se instalar definitivamente em Brasília no ano de 2006.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias