Economia

Inovar para superar: Um projeto de empreendedores para empreendedores

Diário da Manhã

Publicado em 7 de agosto de 2015 às 14:45 | Atualizado há 4 meses

Em meio à crise, inovação é a chave para melhorar os resultados na empresa, trazendo economia e aumentando as receitas. Com esse intuito, acontece neste sábado (08), o Five Workshop de Inovação, que abordará conteúdos teóricos e práticos na questão de inovação em produtos, serviços, processos, práticas organizacionais e em marketing, sendo o Sebrae Goiás co-realizador do evento. O workshop tem como objetivo oferecer aos empreendedores a oportunidade de discussões acerca dos avanços e práticas inovadoras, com estímulo à multiplicação do conhecimento adquirido durante, com implementação imediata do conteúdo na prática, além de fomentar o networking e troca de experiências entre os participantes, ao conectar empreendedores de setores, áreas e regiões distintas, para que possam compartilhar suas práticas de negócios.

Para o agente local de inovação do Sebrae e um dos organizadores do workshop, Lorran Souza, a proposta do evento valoriza o empresariado local através do estudo de cases de sucesso de empresas goianas que superam a crise por meio da inovação, além de representar “uma oportunidade de interação com outros players do mercado, para que possam socializar suas experiências e melhores práticas de negócios”, destaca. Conforme o agente de inovação, serão cinco pilares de inovação abordados, baseado no Manual de Oslo, que tem o objetivo de orientar e padronizar conceitos, metodologias e construção de estatísticas e indicadores de pesquisa e desenvolvimento em países industrializados, de maneira simples e flexível.

De acordo com o Manual, inovar significa tornar mais simples o que antes parecia impossível e complicado, desta forma, o workshop, ao trazer nomes de relevância na área de inovação, pretende facilitar a conexão entre empreendedores e o acesso a um conteúdo reprleto em informações para os negócios de cada segmento presente. “Estamos na era da inovação, de intensa conexão e compartilhamento. Essa nova realidade exige que as organizações sejam mais humanas, colaborativas e multidisciplinares. Conhecer o outro, e entender como outras empresas atuam em seus respectivos mercados, pode ser uma experiência muito rica”, ressalta Lorran.

Sobrevivência e competitividade

Com a economia brasileira em um momento conturbado, que muitos falam em crise, discutir formas de inovar nos negócios é o principal caminho para superar esse momento. O mundo estar vivendo um novo momento, não sendo mais a era da informação, onde se estudava, se formava e o conhecimento era aplicado e interessante para o mercado durante vários anos. “Essa instabilidade é característica da era da inovação, de uma economia cada vez mais digital, transparente e colaborativa, onde as informações mudam em uma velocidade absurda, o que nos impossibilita de absorver tudo, havendo a necessidade de se conectar, de ter um networking qualificado com pessoas que dominem conhecimentos que possam nos complementar enquanto profissionais independentes  ou líderes empresariais”, pontua o agente de inovação.

Nessa nova conjuntura da era digital que as empresas e os empreendedores estão inseridos, inovar representa sobrevivência e competitividade, sendo “fundamental entender que estabilidade não existe, independente do seu mercado de atuação ou de quão bem posicionado você esteja hoje”, ressalta Lorran. Para o agente de inovação, é preciso pensar o negócio, a solução, e não o problema. “Em pequenas empresas é comum que o empresário acumule diversas funções, mas aqueles que tiram um tempo para pensar estrategicamente e não se deixam levar pela rotina de problemas geralmente conseguem inovar, melhorando a produtividade da equipe, ou mesmo lançando um novo produto e/ou serviço. Pequenas mudanças em processos ou práticas organizacionais geram resultados significativos e inesperados, nossa rotina é cheia de oportunidades disfarçadas, mas precisamos parar e analisar o que de fato precisa ser melhorado”, explica.

Programação

08h30 às 09h30: Welcome Coffee e credenciamento

09h30 às 11h30: Oficina: Pesquisa e comportamento do consumo, com Carla Aranha

11h30 às 13h20: Almoço

13h20 às 13h40: Intervenção artística: Corporato Teatro Empresarial

13h40 às 14h20: Oficina: Tire seus projetos do powerpoint e alavanque investimentos, com Henrique Borges

14h20 às 15h: Captação de recursos não reembolsáveis por meio de editais públicos – Da ideia à inovação,  com Nathalia Barbosa

15h às 15h10: Cases Goianos: Facinatus Cosméticos e Auvo

15h10 às 15h30: Coffee Break

15h30 às 16h15: Debate: Captação de recursos e desenvolvimento de produtos

16h15 às 18h15: Palestra SOAP: Como vender ideias e conquistar audiências, com Eduardo Adas (fundador da SOAP)

18h30: Encerramento do evento e sorteio de brindes

Local: Faculdade Esup (Avenida Antônio Fidélis, 515, Parque Amazônia)

Five Workshop_Debate sobre captação de recursos e desenvolvimento de produtos

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias