Política

Consórcio Brasil Central oxigena projeto de Caiado ao Planalto

Datapage

Publicado em 26 de janeiro de 2024 às 12:36 | Atualizado há 1 ano

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), assumiu, terça-feira, 23, a presidência do Consórcio Brasil Central, que reúne gestores de unidades da Federação do Centro-Oeste, além de Tocantins, Maranhão e Rondônia. Caiado vai pedir a união de governadores para o avanço da política de segurança zero nos estados e vê nesta pauta uma possibilidade de alavancar seu desejo de concorrer ao Planalto em 2026.

A área da segurança é um dos maiores focos de insatisfação do eleitorado com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas é justamente neste tema que o governador goiano surfa em popularidade. Hoje Ronaldo Caiado é o governador mais bem avaliado do País, com 72% de aprovação, segundo pesquisa AtlasIntel divulgada em dezembro.

“Sei como recebi o Estado e sei como é ter tolerância zero e segurança plena. A população também. Em áreas do entorno, por exemplo, onde havia maior criminalidade, entramos com a política de tolerância zero e fui reeleito com mais de 70% dos votos em algumas dessas cidades”, relatou à Coluna do Estadão.

Caiado disse que a polícia em Goiás é totalmente integrada e tem, inclusive, centro de inteligência das polícias estaduais dentro da unidade da Polícia Federal. “Também não há fronteira para as polícias entre os estados que fazem divisa com Goiás”, orientou.

Além fronteiras

As suas conversas vão além. Caiado disse à Coluna Estadão que já falou sobre o tema com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. “Precisamos de unidade entre nós”, defendeu. Por enquanto, porém, não prevê nenhum pedido de reunião com o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, pois prefere avançar primeiro na articulação com os governadores.

Segunda-feira, 22, em entrevista à Coluna do Estadão, o governador Tarcísio de Freitas invocou o sucesso de popularidade de Caiado para justificar o endurecimento das ações policiais em São Paulo. “A população quer uma política mais dura. Não aguenta mais bandidagem. Veja o Caiado (Ronaldo Caiado, governador de Goiás). A política de tolerância zero de lá fez dele o governador mais bem avaliado do Brasil”, afirmou. Na pesquisa AtlasIntel, o governado paulista aparece em 10º lugar, com 57% de aprovação e Caiado aparece com 72%.

Curiosamente, os dois governadores – Tarcísio e Caiado – têm os nomes cotados para a corrida presidencial de 2026. O governador de Goiás deixa clara a intenção de disputar o Planalto. Já Tarcísio fala em tentar a reeleição.

Popularidade

Com 72% de aprovação, Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) aposta na luta contra a criminalidade e incentivo à indústria e avalia que “resultado das pesquisas aumenta ainda mais a responsabilidade da gestão pública com a população”

É no Brasil central que está o mais bem avaliado governador do país, Ronaldo Caiado (União Brasil): 72% de aprovação. Pelo menos é isso que revela uma pesquisa feita com cerca de 30 mil eleitores entre os dias 18 e 31 de dezembro de 2023. Segundo o AtlasIntel, Caiado está à frente do governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa, com 69% e de Antônio Denarium, de Roraima, que alcançou 66% de aprovação.

O governador elencou a segurança pública como um dos pilares da sua gestão. Isso sem esquecer da saúde, educação e do crescimento econômico do estado — que chegou a 5,6% em 2023. Segundo ele, as pesquisas refletem o bom trabalho que vem sendo feito no estado desde 2019.

“Está aqui o resultado da segurança, da educação, da saúde, dos programas sociais, da infraestrutura. Nós mostramos que quando se governa com seriedade, com honestidade e fazendo com que cada secretário de estado seja tecnicamente qualificado para responder sobre aquela área, a sociedade vê os resultados e, sem dúvida, a resposta é extremamente positiva para a vida das pessoas.”

André César: Caiado é um líder natural do União Brasil no país

Na opinião do cientista político André César, a boa colocação de Ronaldo Caiado ente os governadores do país é reflexo dos bons números que o estado de Goiás tem atingido. Mas não só isso. “O Caiado é uma liderança natural do União Brasil no Brasil, é um político experiente e que circula muito bem. Ele se apresenta como uma direita moderada e o eleitor de Goiás, em tese, é mais conservador. O perfil do agro, o que acaba casando.”

Goiás foi o terceiro estado que mais reduziu a taxa de homicídios de 2020 a 2021, com queda de 18%, segundo dados do Atlas da Violência, divulgado em dezembro passado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O número de homicídios dolosos — quando há intenção de matar — caiu 12,3%, sendo que 128 municípios não registraram nenhum crime deste tipo em 2023.

O crescimento da indústria no estado já reflete nos números da economia. O estado atingiu o maior número da história em pessoas ocupadas — são 3,8 milhões. E o desemprego caiu a 5,9%, o menor índice desde 2014. Em 2022 o crescimento de Goiás chegou a 6,6%, muito maior que a média nacional que atingiu os 3,1%. Os números são do Instituto Mauro Borges de Pesquisa.

Segundo o cientista político, o governador de Goiás ainda tem a seu favor o partido União Brasil, ao qual é filiado desde 2022. “Caiado é um político muito experiente, muito conhecido, ele é uma figura nacional, que transcende Goiás e todo mundo conhece o Caiado e ele cresceu muito. E sabe que a máquina do partido passa muito por ele, o União Brasil depende muito dele; então ele se coloca como uma liderança natural.” Essa liderança, para André César, “pode ser fundamental para os próximos anos da política nacional, em termos de alianças e aproximações”.

Pesquisa

O estudo é o primeiro realizado pela Atlas em todas as unidades da federação. Foi feito de forma remota e anônima e mostrou que entre os eleitores na faixa de 35 a 44 anos a aprovação de Caiado chega a 81%.

A pesquisa avaliou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, aparece em 10° lugar com 57%, e Romeu Zema na 20° posição, com 47% de aprovação. O governador do DF, Ibaneis Rocha, ocupou a 19ª posição, com 50% de aprovação. Em último lugar do ranking está a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, com 36%; e, em penúltimo, Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, com 39%.

No final de 2023 outros institutos divulgaram pesquisas que corroboram com o resultado da AtlasIntel. Em sondagem feira pela Paraná Pesquisas, entre 6 e 10 de dezembro, o governador de Goiás aparece com uma aprovação de 81,4%.

Já o levantamento encomendado pela Record TV Goiás e divulgado em 20 de dezembro pelo instituto Real Time Big Data mostra uma aprovação ainda maior: de 83%.

E a pesquisa do instituto goiano Serpes concluiu que o governador Ronaldo Caiado é aprovado por 77,8% dos eleitores goianos, ao fim do primeiro ano de seu segundo mandato.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias