Caiado assume liderança de governadores e avança pré-candidatura para presidente
Redação
Publicado em 24 de janeiro de 2024 às 13:58 | Atualizado há 1 ano
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) deu mais um passo importante para consolidar seu nome como pré-candidato a presidente da República: ele foi eleito ontem, em Brasília, presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC).
Com a eleição – unânime entre os demais governadores -, Caiado torna-se oficialmente líder de um grupo em que ele já exercia grande influência devido a aprovação de algumas das suas políticas públicas – caso das ações em Saúde, Educação e Segurança.
A escolha do novo presidente ocorreu junto com o Fórum de Governadores do BrC. Durante o evento, Goiás apresentou o “Estudantes de Atitude”, projeto vencedor do Prêmio Boas Práticas do Consórcio Brasil Central na área de educação.
Do ponto de vista administrativo, a presidência significa que Caiado defenderá os interesses dos estados que integram o BrC, sem, todavia, desafiar outros blocos nacionais. A missão de Caiado será articular as defesas do bloco. E politicamente mostra sua força para sublinhar ainda mais o grupo de admiradores que vem lutando por Caiado na disputa de 2026. A liderança solidifica a imagem do goiano como principal candidato da oposição e nome mais capacitado da centro-direita para debater o Brasil em 2026
Apesar de Caiado ter agora oficialmente a incumbência de defender Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, ele tem conquistado notoriedade em outros estados que estão fora do rol do BrC – caso de São Paulo, Bahia e Paraná.
Recentes levantamentos do Instituto Paraná e AtlasIntel mostraram que o goiano é o gestor mais bem avaliado do Brasil – com índices acima de 70%.
Sob o Consórcio, Caiado terá que representar os interesses de uma população de 26 milhões de habitantes que vivem em 875 municípios. É um grupo significativo de pessoas que conhecerá melhor o governador goiano.
O gestor disse em coletiva que pretende ouvir todos governadores em sua nova missão: “Com a participação e aprovação de todos, a pauta será cumprida por mim, seja ela em contato com o governo federal, ministérios, com a presidência ou com o Congresso Nacional”.
Presidente da gestão anterior a Caiado, o governador Mauro Mendes, do Mato Grosso, explicou os fundamentos do grupo: “Temos um esforço comum para cuidar dessa parte do Brasil. São sete estados, que desde 2015 compartilham experiência e com sinergias regionais constroem alternativas para um bom desenvolvimento das políticas públicas em cada estado”.
Desafio
Ronaldo Caiado falou do desafio que é ajudar os demais estados a se desenvolverem: “É uma alegria receber o apoio de meus colegas. Já vivi bastante na política e, sem dúvida alguma, é um grande desafio”.
O governador vai propor diálogo sobre tópicos importantes, como Orçamento Público e Segurança, cuja vivência prática e experiência o ajuda a solidificar seu nome para 2026.