Opinião

Opinião sobre o novo comandante geral da PMGO

Diário da Manhã

Publicado em 5 de março de 2016 às 00:05 | Atualizado há 9 anos

Nas poucas linhas que vou escrever nesta mensagem, desejo fazer algumas referências ao novo comandante-geral da Polícia Militar de Goiás. Conheço há muito tempo o Coronel Alves, trabalhamos juntos, é um profissional competente, humilde, destemido, honrado e comprometido com a causa da segurança pública do Estado. Em todas as funções que exerceu, tanto na área administrativa, como na operacional, desempenhou com eficiência, boa vontade e muita dedicação. Não tenho dúvida que o seu perfil motivou o Governador do Estado à convidá-lo para comandar a Polícia Militar de Goiás, mais alto e mais importante cargo da corporação. Pelo que sei do Coronel Divino Alves de Oliveira, o povo goiano pode ter certeza que ele tudo fará para honrar a função para qual foi escolhido e nomeado. Será, com certeza, um grande desafio, mas para os fortes, desafio corresponde mais estímulo e motivação para o trabalho.

Conhecendo a realidade da segurança pública no Estado, as carências que as Polícias têm para cumprirem a missão, e as cobranças da sociedade por mais segurança, posso imaginar o trabalho que o novo Comandante e sua equipe terão para corresponderem as expectativas da população. Mesmo que o cidadão já esteja consciente de que não se faz segurança pública com discursos e promessas, as Polícias têm que ter as condições necessárias para enfrentar a grande demanda existente. A esperança não pode acabar, é preciso acreditar sempre que, com trabalho e motivação, é possível conquistar dias melhores para todos. Para tanto, é indispensável que os governantes cumpram os seus deveres, e que a sociedade faça também a sua parte. Jamais podemos, se quer, pensar em desistir da lutar contra a violência e pela construção de uma sociedade onde todos vivam em paz.

As pessoas passam e as instituições ficam. É por isso que precisamos preservá-las das falhas e das limitações do homem. Pelo que conheço do novo Comandante Geral  da PMGO, Coronel Alves, tenho certeza que este é também o seu entendimento, e que tudo fará para preservar a história da centenária Polícia Militar de Goiás. Mesmo assim, se me fosse permitido dar-lhe alguma sugestão, eu diria: valorize e prestigie os seus camaradas, retorne os policiais em desvio de função à Corporação, não crie expectativas para o público que não possa ser cumpridas, crie assessoria jurídica para assistir os policiais no exercício da funções, crie um canal de comunicação com o pessoal da reserva e reformado para, ainda que a distância, participem do seu comando, com ideias e informações. Finalmente, desejamos que tenha pleno sucesso em mais esse desafio profissional.

 

(Gercy Joaquim Camêlo é governador do Rotary International, Distrito 4530, Gestão 2012/2013)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias