Polícia Federal prende designer condenado por furto de réplica da Constituição
Redação DM
Publicado em 21 de março de 2025 às 19:26 | Atualizado há 4 semanas
Designer é preso em São Lourenço
A Polícia Federal, com apoio da polícia militar de Minas Gerais, prendeu Marcelo Fernandes Lima, um designer de 52 anos, em São Lourenço. Ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 17 anos de prisão por participar de um ataque antidemocrático em 8 de janeiro de 2023, quando uma réplica da Constituição foi furtada.
Detalhes da prisão e condenação
A prisão ocorreu na quinta-feira (20), conforme determinou o STF no âmbito da Ação Penal 2330, que está em segredo de justiça. Marcelo Lima permanece detido no presídio de São Lourenço. Ele foi fotografado erguendo a réplica da Constituição de 1988 durante o ataque aos prédios dos Três Poderes em Brasília.
Entrega do documento e defesa
Quatro dias após o incidente, Lima entregou a réplica em uma delegacia de Varginha, afirmando que a pegou de um homem que ameaçava destruí-la. O STF condenou Lima por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, e outros crimes.
Posição da defesa
O advogado de Lima, David Soares Mendes, considera seu cliente um “perseguido político” e criticou a prisão preventiva. Mendes destacou que Lima usava tornozeleira eletrônica e questionou o segredo de justiça no caso, esperando uma audiência de custódia para buscar a soltura.