Português, redação e um café para acompanhar

5 dicas para a Redação do Enem

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Publicado em 1 de novembro de 2023 às 14:17 | Atualizado há 1 ano

Para aqueles que ainda
não o conhecem ou não sabem muito sobre ele, o Enem é considerado o “vestibular
nacional”, uma prova que vai medir o conhecimento dos estudantes para que, com
a nota obtida nele, se inscrevam no SISU, que é, de fato, a seleção para entrar
no Ensino Superior público brasileiro ou conseguir bolsas e descontos na rede
privada.

Não vou me ater a
explicações sobre ele ou sobre sua estrutura, mas sim à redação do Enem em si.
Para os mais despercebidos, de modo geral, essa prova cobra de você habilidades
de escrita que estão divididas em 5 critérios, dos quais: norma padrão escrita
da língua portuguesa, gênero textual e compreensão temática, argumentação e
informatividade, aspectos de
conexão linguística e proposta coerente de soluçãodo problema apresentado e discutido na redação. Se você ainda tem dúvidas, vim
aqui para compartilhar com vocês 5 dicas: uma para cada uma das competências.

A primeira dica que se
volta para o primeiro critério é lembrar que o Enem não exige um vocabulário rebuscado
e difícil dos candidatos, então não se preocupe com isso. Tenha atenção se você
escreve frases com sentido completo. Um bom exemplo de “erros” são frases que
começam com gerúndio e não tem relação com outra ideia na mesma frase. Ainda,
frases que começam com “que” ou “pois”, visto que são termos que também deveriam
retomar outras ideias na mesma oração.

Quanto ao gênero textual,
sugere-se que o ele tenha 4 parágrafos, sendo o primeiro destinado à apresentação
e problematização do tema e o último à solução. Os dois centrais devem ser de
discussão argumentativa. Algo importante a se observar é se todos os termos do
tema dado na prova estão em seu primeiro parágrafo e se eles se repetem nos
demais em forma de sinônimos.

A terceira competência
quer que você desenvolva seu ponto de vista de forma aprofundada e
argumentativa. Logo, a diva é trazer dados e autores que realmente se relacionem
com o tema da prova e promover discussões entre autores/dados e o tema, isto é,
não basta inserir essas informações, elas precisam estar de acordo com sua
argumentação, aquilo que deseja debater no tema.

Já a quarta competência
avaliará se você tem o chamado “repertório coesivo diversificado”, ou seja,
quantos conectivos diferentes você sabe usar no seu texto e onde eles estão. Ao
iniciar uma nova frase, por exemplo, comece com um conectivo, se possível.
Coloque também conectivos entre os parágrafos. Use, por exemplo: entretanto,
portanto, contudo, logo, desse modo (são apenas alguns exemplos, pois você
precisa usar os termos coerentes com a ideia que escreveu).

A última competência irá
avaliar se você é capaz de solucionar o que você problematizou. Isso mesmo! Por
isso, faça uma solução completa. Coloque um dos ministérios ou secretarias
responsáveis pela solução do problema seguido de “deve” e explique o que ele
deve fazer, como ele fará e qual efeito isso surtirá. Se você seguir essa
estrutura, as chances de uma nota boa são altas.

Agora, se você deseja se
preparar melhor, convido vocês a realizarem as mentorias individualizadas no
Instituto Dering. Elas são focais e contextuais, promovendo o aprofundamento
nas estratégias de escrita, seja para o Enem, concursos públicos ou outras
necessidades!


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