Brasil

Insumos químicos utilizados na limpeza da pasta base de cocaína são apreendidos

Letícia Graziely da Silva

Publicado em 1 de novembro de 2022 às 15:26 | Atualizado há 4 meses

 


		Insumos químicos utilizados na limpeza da pasta base de cocaína são apreendidos

DIVULGAÇÃO


 

A Polícia Federal e a Receita Federal do Brasil, apreenderam 27 mil Kg de insumo químico, utilizado na fabricação de entorpecente, na segunda-feira, 31, em Corumbá (MS). O objetivo é reprimir a produção de cocaína na região.

“Dessa vez, o produto em questão é o óxido de manganês, comumente empregado licitamente na indústria do vidro para eliminar a coloração verde, sendo conhecido pela denominação de sabão dos vidreiros. É utilizado ainda na fabricação de compostos de manganês, como os permanganatos”, afirma a polícia.

Porém, segundo a corporação, o elemento químico também é utilizado na limpeza da pasta base de cocaína no processo de refino da droga. Essa etapa do processamento do ilícito aumenta seu grau de pureza e amplifica o valor da cocaína no mercado ilegal.

A apreensão representa impacto financeiro para organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas nas regiões de fronteira e reforça o compromisso das instituições envolvidas com a repressão aos desvios de precursores químicos que abastecem o tráfico internacional de drogas.

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias