Feira das Artes agita final de semana
Redacão
Publicado em 22 de setembro de 2017 às 14:14 | Atualizado há 4 meses
A Praça das Artes, localizada no Jardim Goiás, ao lado do parque Flamboyant, recebe neste sábado, 23, a exposição “Feira das Artes”, que acontecerá também no domingo, 24, das 16h30 até 21h30. Sob a coordenação da corretora Shirlei Cordeiro, o evento pretende atrair o goianiense por conta da união entre arte e gastronomia.
Paulo Duarte, Vânia Ferro, Pedro Galvão, Isabel Cristina estão na lista dos artistas selecionados para a primeira mostra no local. A escolha de Shirlei tem um motivo: a praça é fruto de uma relação íntima com artistas goianos e pode ser utilizada pela comunidade conforme sua orientação, ou seja, para criar sociabilidades, abrir o diálogo sobre arte e aproximar as pessoas em torno de temáticas comuns.
Quem passa pelo Jardim Goiás identifica o charmoso equipamento público em meio aos prédios, próximo do popular Parque Flamboyant. A Praça das Artes já é ornamentada por uma série de artistas goianos. Oito totens prestam reverência ao trabalho pacifista de Leolídio Caiado, Cora Coralina, Dalai Lama, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, São Francisco de Assis, John Lennon e Martin Luther King.
Proposta pelos artistas, a praça foi sempre um espaço público diferenciado, com perspectiva estética ampliada. Com intenção de reforçar esta caraterística, a exposição desenvolvida por Shirlei tem apoio da Associação Goiana de Artes Visuais (Agav) e de seus filiados.
Na primeira mostra, ocorrerá a predominância de artistas figurativos, mas outras edições podem se concentrar em outras vertentes da produção goiana. Shirlei também faz questão de destacar a presença dos artesãos, que apresentarão um “trabalho diferenciado”.
O alto nível do evento pode ser observado pela presença, por exemplo, da artista Vânia Ferro. Trata-se de nome com grande expressividade no segmento pictórico regional e nacional. Formada em artes visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com participação em inúmeras mostras individuais e coletivas desde a década de 1980, Vânia marca o cenário das artes plásticas goianas com engajamento, produtividade e qualidade. Pós-graduada em Perspectiva Teórica Aplicada, sua obra está espalhada pelo mundo, com transições de estilos e presença de rica composição cores.
Propositora do Projeto Cultural de Feiras para Condomínios Verticais, Shirlei Cordeiro diz que pretende expor parte das obras dentro de tendas, mas a ideia é ocupar toda a praça. Para ela, a Feira das Artes é uma excelente oportunidade para os artistas apresentarem suas ideias e propostas artísticas e expositores mostrarem suas habilidades, na maioria das vezes tão virtuosas quanto as obras de artes.
PROJETO INOVADOR
Shirlei Cordeiro é a criadora de um projeto inovador que institui a presença de feiras em condomínios verticais. Ela diz que a proposta de aproximar os condomínios ao panorama artístico, artesanal, de decoração e gourmet serve principalmente a uma ideia de acelerar a sociabilidade dentre moradores, atender a um interesse artístico e dar visibilidade ao que é feito em Goiás. “No caso do condomínio, é sempre algo acertado e definido com os moradores. Nestas feiras, os comerciantes oferecem um espaço gourmet. Uma vez por mês realizamos este evento nos condomínios. Já o projeto na Praça das Artes será a primeira ação externa de nossa equipe”, diz.
A organizadora diz que a atividade como corretora a credencia entrar em todos os condomínios. “Tenho este acesso facilitado. Por isso fiz o projeto e apresentei aos síndicos. Mas a feira precisa estar na pauta da assembleia. Tem toda uma logística completa e diálogo”.
Ela afirma que a feira precisa de um espaço razoável para se realizar, cujo tamanho seja semelhante, por exemplo, ao de uma quadra de esportes. Os gastos são suportados pelos participantes: “Os expositores pagam a energia, a água, etc. Arrecadamos uma taxa que cobre a montagem das barracas. E repasso uma taxa dois dias depois para o condomínio”.
A organizadora afirma que leva música a vivo, cria espaços temáticos quando necessário e garante engajamento para aproximar os moradores. Atualmente, Shirley realiza feiras fixas em 15 condomínios de Goiânia. “Hoje somos referência no site Sindico.com”, celebra.