O Projeto de Agricultura Urbana da Faeg Jovem Goiânia, tem como objetivo a implantação de um Sistema de Produção de Alimento na zona urbana e é voltado para o desenvolvimento de pessoas na produção agrícola ou potencial para que os mesmos produzam, em meios urbanos, em pequenos espaços e áreas restritas com uma construção sustentável de alguns sistemas de produção.
De acordo com a coordenadora do Departamento Social do Grupo Faeg Jovem Goiânia, Mayana Vilanova, o projeto que partiu da Federação de Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), está sendo realizado em mais de 100 municípios do estado, através da Faeg Jovem e tem mostrado que também existe agricultura na cidade.
"Através deste projeto as famílias têm conseguido complementar suas alimentações com verduras e hortaliças. Além disso, estamos expandindo o projeto para implantar o galinheiro para a produção de ovos que também irá ser destinado aos cooperadores e suas famílias", afirma Mayana.
Segundo a catadora de materiais recicláveis, Dulce Helena do Vale, ao desenvolver um projeto de horta integrada, é possível melhorar a alimentação e com custo zero.
"Temos alimentação de qualidade e saudável para os cooperados que levam essa alimentação para seus familiares também. Somos hoje 38 cooperados, incluindo familiares chega a 150", explica.
Dulce afirma que sempre teve a intenção de ter uma horta na cooperativa e o projeto tornou esse desejo realidade. "Temos espaço e começamos a plantar e procurar parceiros para nos ajuda, foi quando conheci o pessoal da Faeg Jovem que poderia nos auxiliar com a parte técnica, relata.