A cardiologista Ludhmila Abrahão Hajjar, referência em atendimento intensivista no Brasil, destacou em coletiva de imprensa na última sexta-feira (20), que medida adotada pelo município para triagem, hierarquização e regulação de paciente com sintomas de coronavírus em Anápolis é piloto para atendimento.
No ar desde quarta-feira passada (18), o Zap do Coronavírus é um serviço destinado para o agendamento de consultas e exames via celular. O canal de atendimento também disponibiliza informações específicas sobre a doença.
De acordo com a especialista a cidade saiu à frente na criação do aplicativo, “medida que começa só agora a ser pensada pelo governo federal”. Por isso o município passou a ser piloto para a implantação de protocolo único, que pode ser usado em todo Estado.
Estrutura
A estrutura conta com a atuação de 40 profissionais de saúde que trabalham 24h pelo Zap do Coronavírus para acolher o paciente, verificar os sintomas (preconizados pelo Ministério da Saúde) e proceder conforme as informações coletadas.
Para viabilizar os atendimentos foi criado um sistema de informática especialmente para que sejam acrescentadas as informações do paciente. Depois é feita a verificação de cada situação de acordo com os protocolos pré estabelecidos.
De acordo com portal da Prefeitura, os pacientes que não apresentam os sintomas característicos do coronavírus são orientados a permanecer em casa ou procurar atendimento em uma unidade básica de saúde.
Já para os casos onde haja suspeita da doença o encaminhamento é feito para uma das cinco Unidades de Referência do Coronavírus (URCs), primordialmente mais próxima do local onde o paciente reside.
Existe exceção nos atendimentos de pessoas com idade acima de 60 anos ou que apresentem sintomas gripais associados a dificuldades para respirar. Estes pacientes devem podem procurar diretamente uma das Unidades de Referência.
Quem precisar de atendimento pode acessar o Zap do Coronavírus: http://www.anapolis.go.gov.br/portal/zapdaprefeitura/ .