Neste sábado (20), o Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo (Huana) divulgou uma nota confirmando que na unidade hospitalar sete colaboradores tiveram diagnóstico positivo para Covid-19. O Hospital de Urgências de Anápolis alega que todos os colaboradores são testados a cada 15 dias.
De acordo com a unidade hospitalar desde o início da pandemia esses foram os únicos casos positivados de colaboradores até o momento e que todos foram inseridos no protocolo de diagnóstico e afastamento, conforme o plano de contingência para retorno ao trabalho, do Serviço de Saúde e Segurança Ocupacional do hospital.
Dos sete profissionais que contraíram a doença apenas um se encontra em isolamento domiciliar e deverá retornar às atividades nos próximos dias de acordo com a nota do Huana. O documento afirma que uma série de ações foram tomadas, dentre elas, a distribuição de EPIs e criação de uma equipe multidisciplinar dedicada e atuante no combate à Covid-19.
Para a unidade de saúde esse resultado, que aponta menos de 1% de contaminados, indica uma baixa taxa de contaminação dos colaboradores e é fruto de um trabalho intenso, prévio e técnico promovido por eles, conforme orientações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.