Home / Anápolis

ANÁPOLIS

Caiado destaca que a tecnologia garante ensino de qualidade a estudantes afastados dos centros urbanos

Programa da Seduc recebeu R$ 10 milhões em investimentos para melhoria da estrutura. Evento marcou lançamento da campanha de matrículas para a rede estadual

Governador Ronaldo Caiado inaugura as novas instalações do Centro de Mídia do GoiásTec, no Setor Aeroporto, em Goiânia: conteúdo de qualidade para alunos que vivem em regiões distantes dos principais centros urbanos Governador Ronaldo Caiado inaugura as novas instalações do Centro de Mídia do GoiásTec, no Setor Aeroporto, em Goiânia: conteúdo de qualidade para alunos que vivem em regiões distantes dos principais centros urbanos

Em mais uma iniciativa na área da educação, o governador Ronaldo Caiado entregou, nesta segunda-feira, 11, a nova sede do Centro de Mídias do programa GoiásTec de mediação tecnológica, ligado à Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Ao lado da titular da pasta, Fátima Gavioli, o governador lançou também a campanha de matrículas da rede estadual de ensino para o primeiro semestre letivo de 2025.

O Centro de Mídias do GoiásTec fica no Setor Aeroporto, em Goiânia. A estrutura recebeu mais de R$ 10 milhões em investimentos, provenientes do Tesouro Estadual. “O ensino público será mediado nesse espaço por meio da tecnologia e da inovação. Aqui será produzido conteúdo de qualidade em áudio e vídeo que chegará às pessoas mais distantes dos principais centros urbanos de Goiás”, afirmou Caiado, ressaltando que isso significa dar tratamento isonômico e levar oportunidades aos 246 municípios.

"Vamos mudar uma geração de jovens, implantando o que existe de melhor e gerando possibilidade de crescimento da renda per capita e da melhoria da qualidade de vida da população. Queremos dar condições para que Goiás seja referência em cidadania", completou o governador.

O novo Centro de Mídias do GoiásTec conta com sala de professores, sala da coordenação, seis salas da área técnica e oito estúdios, de onde são transmitidas aulas diárias para quase 10 mil estudantes da rede estadual. O objetivo é ampliar oportunidades para que milhares de jovens em regiões mais distantes e de difícil acesso possam concluir a Educação Básica.

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, explicou a parceria entre o Governo de Goiás e o Google, desenvolvedora dos chromebooks utilizados por estudantes da rede pública estadual, para o acompanhamento do aprendizado por meio do GoiásTec. "Todo esse material disponibilizado de forma digital terá conteúdos associados com as apostilas. Os alunos preencherão as questões e poderemos, assim, abastecer gráficos, entendendo melhor quem aprende acima do básico, apenas o básico ou abaixo do básico. A educação de Goiás caminha para a tecnologia. Toda essa estrutura é riquíssima", declarou ela.

"A tecnologia serve para levar facilidade. Estamos fazendo a licitação para que 100% das escolas públicas de Goiás tenham internet com fibra ótica de alta qualidade. Até o final de 2025, o GoiásTec chegará com mais celeridade a esses jovens, mesmo em localidades mais remotas, onde é difícil ter um professor em tempo integral", salientou o titular da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Adriano da Rocha Lima.

Implantado em 2020, o GoiásTec é referência para o país em ensino mediado por tecnologia. Trata-se de um centro de excelência na produção de conteúdo para alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio em todo o Estado.

Matrículas

O evento na capital também marcou o lançamento da campanha de matrículas para o período 2025/1 na rede estadual de ensino. A Seduc informou que o prazo para solicitação das vagas, iniciado nesta segunda-feira (11/11), segue até 1º de dezembro para alunos novatos. Os interessados devem acessar o site www.matricula.go.gov.br, preencher o formulário e indicar três opções de escolas para as quais desejam concorrer a uma vaga.

A Seduc oferta vagas para os anos finais do Ensino Fundamental; todo o Ensino Médio e ainda Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2025, haverá aumento do número de vagas para a educação de tempo integral (mais 15 mil) e para o ensino técnico profissional integral ao Ensino Médio (25 mil).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias