O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o vice Daniel Vilela (MDB) vão conversar, a partir de agora, com os 25 presidentes de partidos que integram a base aliada para definir os pré-candidatos a prefeito e a prefeitura nos 246 municípios, especialmente Goiânia, Aparecida e Anápolis, os três maiores colégios eleitorais do estado.
O Palácio das Esmeraldas avalia que um bom desempenho nas eleições municipais abre portas seguras para a sucessão estadual de 2026, quando o atual vice, Daniel Vilela, deverá concorrer à reeleição, com a desincompatibilização de Ronaldo Caiado, que almeja a disputa à Presidência da República.
Os governistas querem eleger dois terços dos prefeitos goianos, o que vai significar forte musculatura eleitoral para o próximo embate eleitoral em Goiás.
Goiânia
Com as desistências de Ana Paula Rezende, Gustavo Mendanha e Bruno Peixoto, Caiado e Daniel aceleram as conversações para definir o nome governista para o pleito em Goiânia. O ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot (MDB) se movimenta no sentido de conquistar apoios na base aliada para concorrer à sucessão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Ele espera conquistr apoios até o final de março e se colocar, em definitivo, como a opção do governo estadual na capital.
O prefeito Rogério Cruz alimenta a expectativa de contar com o apoio do governador Ronaldo Caiado, mas, para isso, precisa crescer na pesquisa de intenção de votos, pelo menos até julho, data para início das convenções partidárias.
A oposição está representada pelo PT de Adriana Accorsi, mas há outros nomes competitivos como Vanderlan Cardoso (PSD) e Gustavo Gayer (PL).
Aparecida de Goiânia
Em Aparecida de Goiânia, segundo maior colégio eleitoral do Estado, o MDB aposta na campanha pela reeleição do prefeito Vilmar Mariano. O União Brasil, de Caiado, deverá indicar o vice.
O deputado federal Professor Alcides Ribeiro (PL) espera a “neutralidade” do governador Ronaldo Caiado na disputa pela prefeitura de Aparecida de Goiânia, já que também integra a base aliada da administração estadual.
O PT e demais partidos de esquerda não tem nomes em Aparecida de Goiânia,
Anápolis
Em Anápolis, Ronaldo Caiado e Daniel Vilela conversam com o prefeito Roberto Naves (Republicanos) para a formação de uma frente ampla para a disputa com o PT de Antônio Gomes, Naves está fora do páreo porque cumpre o segundo mandato eletivo consecutivo. Nomes surgem no tabuleiro, como Major Vitor Hugo (PL), Márcio Corrêa (MDB), Márcio Cândido (PSD) e Leandro Ribeiro (PP), mas definição mesmo apenas no final de março.
Rio Verde
Em Rio Verde, berço do agronegócio, a sucessão do prefeito Paulo do Vale (União Brasil), caminha para a polarização entre o médico Wellington Carrijo (MDB) e o agropecuarista Lissauer Vieira (PL), ambos próximo do Palácio das Esmeraldas. Há outros nomes da base governista correndo por fora. Do lado da oposição, ainda há os nomes de Osvaldo Fonseca Jr. (Republicanos) e o deputado estadual, Karlos Cabral (PSB).
Catalão
Em Catalão, o prefeito Adib Elias e seu grupo político estão de volta ao MDB. Nomes como Velomar Rios e Nelson Fayad circulam como possíveis alternativas de Adib Elias para 2024. A oposição ensaia a união do deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB) e o agropecuarista Elder Galdino, que deverá trocar o MDB pelo PSDB. Correm por fora Renato Ribeiro (PL) e Júlio Paschoal (PT).
Jataí
O prefeito de Jataí, Humberto Machado (MDB), vai buscar o seu quinto mandato e tudo indica que terá como adversário o seu ex-aliado Geneilton Filho Assis, atual vice-prefeito, que deverá trocar o MDB pelo PL bolsonarista. Caiado e Daniel estão fechados no apoio a Humberto Machado.
Trindade
A base do governo Caiado/Daniel tem duas alternativas em Trindade: prefeito Marden Júnior (União Brasil) e o deputado estadual e ex-prefeito George Morais (PDT). O ex-deputado estadual Dr. Antônio Moraes (União Brasil) desistiu para apoiar Marden Júnior. Neste caso, Caiado e Daniel tendem a ficar neutros.
Senador Canedo
O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (União Brasil) trocou o PSD pelo União Brasil e tem apoio do governador Ronaldo Caiado para a reeleição este ano. O MDB de Daniel Vilela deverá indicar o vice na chapa. A oposição se movimenta com o ex-prefeito Divino Lemes (sem partido) e a ex-primeira-dama Izaura Cardoso (PSD), esposa do senador e ex-prefeito Vanderlan Cardoso.
Itumbiara
Em Itumbiara, a disputa está polarizada entre o prefeito Dione Araújo (União Brasil) e o deputado estadual Gugu Nader, que deverá trocar o Agir pelo PL bolsonarista. Araújo e Nader integram a base do governo Caiado/Daniel, A oposição não tem candidato competitivo.
Goianésia
Em Goianésia, Caiado e Daniel devem apoiar o deputado estadual e ex-prefeito Renato de Castro, com a formação da chapa União Brasil e MDB. O emedebista Pedro Gonçalves poderá ser o vice de Castro. A oposição terá como candidato o prefeito Leonardo Menezes, que trocou o União Brasil pelo PSDB do ex-governador Marconi Perilo.
Luziânia
O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (União Brasil) vai concorrer à reeleição em outubro deste ano. Ele conta com o apoio de Caiado, Daniel e do deputado Wilde Cambão (PSD). A vice-prefeita Ana Lúcia (sem partido) e o deputado estadual e ex-prefeito Cristovão Tormin (PRD) se movimentam pela oposição.
Formosa
Em Formosa, o prefeito Gustavo Marques (Podemos) está fora do páreo porque já foi reeleito. Surgem os nomes da vereadora Delegada Fernanda (Solidariedade, migrando para o PL), vereador Roberta Brito (PP), ereador |Matquinhos (PP), vereadora Simone Ribeiro (UB), Dr. Breno Miranda (sem partido). Vice-prefeito Samir Sahori (PSC).
Valparaiso de Goiás
Com o prefeito Pábio Lopes (MDB) já reeleito em 2020, a disputa para comandar a prefeitura de Valparaiso de Goiás, em 2024, poderá ter três mulheres no páreo — todas candidatas consideradas fortes: Lêda Borges de Moura, Maria Yvelônia dos Santos Araújo e Rudilene Alves de Farias Nobre. Outros nomes também circulam: Flávio Lopes, Alceu Gomes, Professora Elenir, Cláudia Aguiar e Plácido Cunha.
Porangatu
A prefeitura de Porangatu, Vanuza Valadares (União Brasil) vai disputar a reeleição em 2024. Outros também se destacam: Capitão Pires/Agir, Christian Chagas, Fernando Pessoa, Iris Nunes, Ivan Vieira Júnior, Joaquim da Padaria, Márcio Luis da Silva, Thiago Noronha Amaral
Jaraguá
O prefeito de Jaraguá, Paulo Vítor (União Brasil) vai disputar a reeleição com o apoio do governador Ronaldo Caiado e do vice Daniel Vilela. O deputado estadual Lineu Olímpio (MDB) vai apoiar Paulo Vitor e o MDB deverá indicar o candidato a vice-prefeito na chapa. A oposição não tem nome competitivo.