Home / CAFÉ COM O PSICANALISTA

CAFÉ COM O PSICANALISTA

O cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho?

O conceito de saúde mental no trabalho refere-se ao bem-estar psicológico e emocional dos funcionários no local de atuação profissional.

O cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho

O Brasil ocupa vários pódios quando o assunto é saúde mental, contudo estes números não são merecedores de comemorações, mas sim de uma total e urgente atenção de todos nós. O país mais ansioso do mundo, o segundo em números de diagnóstico de Burnout e o quinta em números de pessoas que passam por processos depressivos, e claro estes números diz respeito à todos os ambiente, pessoais, sociais e corporativos.

Contudo, grande parte do dia a pessoa passa em seu trabalho, e por isso aqui está um dos motivos pelo qual precisamos olhar com muita seriedade sobre a saúde mental no ambiente corporativo, ainda mais em um mercado onde a produtividade, o excesso de cobrança e o desgaste de um mundo onde o produzir foi por muito tempo separado de uma processo de qualidade de vida e uma sustentabilidade humana.

Saúde mental no trabalho refere-se ao bem-estar psicológico e emocional dos funcionários no local de atuação profissional. E claro diz respeito da promoção, manutenção e recuperação da saúde física e mental no trabalho, criando condições que permitem um equilíbrio entre as demandas, que são inerentes ao mercado e o bem-estar pessoal.

Criar um ambiente psicologicamente saudável é favorecer a todos, líderes e coordenados consigam se ver e sentir, apesar dos números e demandas, fazendo com que cada um respeite seus limites e possibilidades subjetivas. É falar de fato, de uma sustentabilidade humana no ambiente de trabalho. Onde precisa ser desmistificado o conceito de uma produtividade à qualquer custo e de qualquer forma. E ainda, entender que não cuidam somente de negócios, mas acima de tudo de pessoas, e que juntos cuidam de algum negócio.

O Fórum Mundial da Economia, já afirmara em 2020 que as empresas que mais se destacariam no ambiente global seriam àquelas que cuidam de seus colaboradores, que são seus maiores ativos. E vale ressaltar que isto fora antes da pandemia do coronavírus, o que na verdade amplificou a urgência deste tema.

Hoje há uma mudança no comportamento dos trabalhadores, especialmente das novas gerações, onde eles colocam como preferência locais onde possuem um propósito claro e definido, e onde são vistos de uma forma mais integral, e não somente como produtores de um mercado cego e massacrante. E então, cabe aos gestores tomarem a decisão de iniciar este processo, que é lento e constante, e procurar possibilidades para a implementação de treinamentos e programas de saúde mental e implantação de uma cultura de segurança psicológica.

A saúde mental do individuo e da cultura passa por decisões públicas, políticas e organizacionais onde o individuo será cada vez mais olhado e visto com mais possibilidade de existir mais integralmente.

E no seu ambiente de trabalho, como está este tema? E o que você tem feito para cuidar de si?

Me conte aqui, ou nas miinhas redes @eliassilva.psi

Bom café a todos!

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias