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Cérebro, aprender, plasticidade

Como o cérebro aprende?

Nos primeiros anos de vida, o cérebro aprende primeiro as habilidades simples, e as habilidades mais complexas vão sendo construídas sobre elas.




Nos estágios iniciais do desenvolvimento cerebral, as áreas associadas a informações sensoriais como visão, audição e tato são as que se desenvolvem primeiro. Só depois é que surgem as habilidades relacionadas à linguagem, com a função cognitiva completa aparecendo mais tarde, no decorrer do crescimento.

Você sabia que a capacidade de mudança do cérebro é menor com o tempo, pois a plasticidade cerebral diminui com a idade. Por isso é muito mais fácil para uma criança aprender um novo idioma do que para um adulto, pois o esforço fisiológico do cérebro para esse aprendizado é muito menor na criança.

Porém, nada é impossível aprender por causa da plasticidade do cérebro.

A "Plasticidade Cerebral" é a incrível capacidade do cérebro de se adaptar e evoluir de acordo com o ambiente, aprendendo e se desenvolvendo. Podemos até dizer que a plasticidade cerebral foi a descoberta que revolucionou a aprendizagem.

Diversos estudos já provaram que aprender transforma nossos cérebros. Ele tem capacidade de crescer especialmente quando aprendemos uma ideia nova com profundidade.

Fique de olho nesta dica: Prepare melhor o ambiente para ter foco no que você faz e aprofunde no aprendizado para seu potencial de memória crescer.

Ao comparar as sinapses cerebrais de uma criança aos seis meses e aos seis anos de idade, podemos verificar um aumento exponencial de conexões. Já quando comparamos as sinapses de um adolescente de quatorze anos com uma criança de seis anos, verificamos que a quantidade de conexões do adolescente é menor, pois algumas delas foram perdidas através da poda cerebral.

A poda cerebral permite que a experiência instrua os circuitos neurais a processarem informações de maneira adaptativa e filtrando informações essenciais para a vida.

O amadurecimento do “ser” se dá ao longo do desenvolvimento porque não necessitamos mais de algumas ferramentas que utilizávamos no início do aprendizado, mais ou menos como uma bicicleta em que no início colocam-se rodinhas de apoio, que depois podem ser retiradas quando aprendemos equilibrar.

Tire hoje da gaveta algo que quer realizar e sempre está deixando para depois. Coloque o cérebro para viver novas experiências e continuar crescendo.

E por falar em movimento, na próxima postagem vamos compreender como o estresse tóxico nos primeiros anos de vida pode prejudicar o desenvolvimento saudável da criança.

Até lá!

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