Os anos anteriores foram fortemente marcados pelo marketing de influência, bem como será em 2023. É preciso dizer que, “as pessoas confiam muito nos influenciadores quando o assunto é indicação de produtos e serviços’’. Especialmente quando se trata de micro e nano influenciadores, que estão sendo as verdadeiras estrelas do marketing de influência. Neste contexto, para dar um direcionamento aos influenciadores, o Instagram e a Professional Advertising Regulatory Authority (ARPP) decidiram unir forças para uma campanha, “Cada um no seu quadrado”. O objetivo ? Ajudar criadores de conteúdo, agências e marcas a adotar práticas comerciais transparentes e responsáveis. Uma iniciativa conjunta e propícia para marcas e criadores de conteúdo que estabelecem inúmeras parcerias pagas para promover seus produtos e serviços. A campanha teve seu início em Dezembro de 2022.
A coluna foi conversar com 2 influenciadores que tiveram que se reinventar cada um á sua maneira e que conversam com públicos locais.
Rhiquélmy da Penha cujo nome no perfil de uma rede social é um apelido de acampamento de igreja, e toda a cidade o conhece por ‘’o murisoca’’ , ele mora na cidade de Guarinos Goiás, com 265 km de Goiânia e tem cerca de 2 mil habitantes. Para o jovem a vida de influenciador começou quando amigos sugeriam para que ele abrisse seu perfil para mostrar as festas e eventos em que ele era convidado a participar. “De tanto os amigos pedirem para que eu mostrasse, eu decidi abrir meu perfil e foi aí que viralizou’’ relata o jovem.
Murisoca como gosta de ser chamado e usa o nome assim em seu perfil contou que já fez coberturas de gravação de DVD e que fala especificamente com pessoas de sua cidade e arredores.
Outro influenciador que também usa um nome bem original é o ‘’ Zezada’’, Laudemiro Júnior é seu nome mas somente familiares e amigos de infância sabem seu verdadeiro nome, é um micro influenciador que fala com seguidores locais e já possui muitas marcas que o contratam por conhecer seu conteúdo hiper localizado. ‘’ O zezada tem uma procura muito grande de anunciantes que pedem a tabela de valores, em comparação a outros perfis maiores, nós percebemos que ele tem uma boa aceitação junto aos anunciantes’’ enfatiza a gerente da agência de publicidade XYZ plataforma de mídia digital onde o jovem é assessorado.
Nos dias atuais os influenciadores por sua vez se tornaram fortes veículos de comunicação, e o são segmentados. Cada um teve que se reinventar à sua maneira, influenciadores e anunciantes, influenciadores que falam com seu público e anunciantes tendo que falar com essa parcela de consumidores. Essa população de seguidores e ao mesmo tendo consumidores voltando ás suas raízes. Consumindo através do boca a boca, que agora está no digital.
Estamos vendo um aumento no orçamentos dedicados a estratégias de influência, e os influenciadores se posicionando como novos meios de comunicação locais. Mas também e acima de tudo, investir em influenciadores locais é, em última análise, investir local e segmentado.
Os influenciadores por usa vez conhece cada costume local e assim vão se tornando veículos de comunicação por sua vez.
Para falar com a coluna: @flaviaveri – [email protected]