Home / F.Brand e marcas

F.BRAND E MARCAS

Até que ponto os influenciadores se tornaram mídia local?

Aumento nos orçamentos dedicados a estratégias de influência, e os influenciadores se posicionando como novos meios de comunicação locais

Imagem ilustrativa da imagem Até que ponto os influenciadores se tornaram mídia local?

Os anos anteriores foram fortemente marcados pelo marketing de influência, bem como será em 2023. É preciso dizer que, “as pessoas confiam muito nos influenciadores quando o assunto é indicação de produtos e serviços’’. Especialmente quando se trata de micro e nano influenciadores, que estão sendo as verdadeiras estrelas do marketing de influência. Neste contexto, para dar um direcionamento aos influenciadores, o Instagram e a Professional Advertising Regulatory Authority (ARPP) decidiram unir forças para uma campanha, “Cada um no seu quadrado”. O objetivo ? Ajudar criadores de conteúdo, agências e marcas a adotar práticas comerciais transparentes e responsáveis. Uma iniciativa conjunta e propícia para marcas e criadores de conteúdo que estabelecem inúmeras parcerias pagas para promover seus produtos e serviços. A campanha teve seu início em Dezembro de 2022.

A coluna foi conversar com 2 influenciadores que tiveram que se reinventar cada um á sua maneira e que conversam com públicos locais.

Rhiquélmy da Penha cujo nome no perfil de uma rede social é um apelido de acampamento de igreja, e toda a cidade o conhece por ‘’o murisoca’’ , ele mora na cidade de Guarinos Goiás, com 265 km de Goiânia e tem cerca de 2 mil habitantes. Para o jovem a vida de influenciador começou quando amigos sugeriam para que ele abrisse seu perfil para mostrar as festas e eventos em que ele era convidado a participar. “De tanto os amigos pedirem para que eu mostrasse, eu decidi abrir meu perfil e foi aí que viralizou’’ relata o jovem.

Murisoca como gosta de ser chamado e usa o nome assim em seu perfil contou que já fez coberturas de gravação de DVD e que fala especificamente com pessoas de sua cidade e arredores.

Outro influenciador que também usa um nome bem original é o ‘’ Zezada’’, Laudemiro Júnior é seu nome mas somente familiares e amigos de infância sabem seu verdadeiro nome, é um micro influenciador que fala com seguidores locais e já possui muitas marcas que o contratam por conhecer seu conteúdo hiper localizado. ‘’ O zezada tem uma procura muito grande de anunciantes que pedem a tabela de valores, em comparação a outros perfis maiores, nós percebemos que ele tem uma boa aceitação junto aos anunciantes’’ enfatiza a gerente da agência de publicidade XYZ plataforma de mídia digital onde o jovem é assessorado.

Nos dias atuais os influenciadores por sua vez se tornaram fortes veículos de comunicação, e o são segmentados. Cada um teve que se reinventar à sua maneira, influenciadores e anunciantes, influenciadores que falam com seu público e anunciantes tendo que falar com essa parcela de consumidores. Essa população de seguidores e ao mesmo tendo consumidores voltando ás suas raízes. Consumindo através do boca a boca, que agora está no digital.

Estamos vendo um aumento no orçamentos dedicados a estratégias de influência, e os influenciadores se posicionando como novos meios de comunicação locais. Mas também e acima de tudo, investir em influenciadores locais é, em última análise, investir local e segmentado.

Os influenciadores por usa vez conhece cada costume local e assim vão se tornando veículos de comunicação por sua vez.

Para falar com a coluna: @flaviaveri – [email protected]

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias