A broa de fubá tem sim um gostinho de infância, eu me recordo que os mais velhos sempre gostavam e eu pessoalmente não era a maior fã do sabor, achava um pouco insonsa sem aquele doce que toda criança costuma apreciar em receitas que levam açúcar. Porém a broa assim como muitas receitas tem muitas versões, existe a broa sequinha que não cresce e a nossa que tem uma formato maior e fica meio oca por dentro.
O sabor da broa vai do gosto das pessoas, e logo eu entendi e aprendi apreciar esse sabor que não exagera no doce, mas que harmoniza perfeitamente com uma boa xícara de café, tanto café comum, como o de grãos especiais, mas assim como eu que, quando era criança gostava dela um pouco mais doce, resolvi adaptar as receitas que pesquisei e que até já tive que trabalhar e aprender em alguns lugares que passei como profissional, fiz então do meu jeito e gostei muito dessa versão.
Essa receita é uma das que as pessoas mais me pedem para passar hoje em dia, ainda mais com o aumento de cafeterias em Goiânia, tem muita gente que pedi dicas, passo-à-passo, porque não basta ter a receita, tem que ter jeito, entender os processos e por mais simples que sejam, requer sim um olho bom de cozinheiro.
É raro ver alguma cafeteria em Goiânia que não tenha sua broa de fubá, cada uma com sua adaptação e releitura. O que faz com que os clientes rodem a cidade em busca da broa perfeita e se torne assim uma das queridinhas do cardápio dos estabelecimentos.
Então vamos para a nossa receita.
Broa de fubá
Ingredientes
>500g de farinha de trigo
>300g de açúcar
>250g de fubá mimoso
>80g de polvilho
>240g de manteiga
>500ml de água
>500ml de leite
> 10 à 12 ovos e temperatura ambiente
> 1 colher de chá de sal
Empanar
>300g de fubá mimoso para empanar
Modo de preparo
Em uma panela acrescente a água, o leite, o sal, o açúcar e a manteiga, leve ao fogo médio e deixe ferver. Assim que levantar fervura adicione o fubá já misturado com o polvilho. Misture bem e cozinhe a massa por cerca de 5 minutos, até que fique uma massa lisa. Despeje a massa em uma batedeira e deixe bater até que esfrie a ponto de poder adicionar os ovos. Assim que ficar morna adicione os ovos um a um, sempre batendo. A massa fica com uma textura firme e lisa, porém que escorre da colher, no fim da receita tem um vídeo mostrando a textura correta.
Em uma tigela ou bowl você despeja uma porção de fubá e reserve.
Agora com uma colher porcione 130g de massa. Não é muito fácil ter a gramatura correta, mas coloque sob a balança o bowl com o fubá, tire a tara e em seguida despeje a porção de massa de broa, assim você controla melhor a quantidade, agora empane a massa no fubá e coloque em uma forma, assim que porcionar toda a massa, você pode assar ou congelar um pouco antes. Eu gosto de congelar, para dar uma consistência melhor na massa.
Aqueça seu forno a 200°C, asse a broa por 20min nessa temperatura, em seguida diminua para 190°C por mais 10 à 15 min, a broa tem que ficar bem dourada para evitar que murche. Agora é só servir, pode rechear com requeijão, doce de leite, manteiga, fica à seu gosto.
Lembrando que as temperaturas de forno e tempo mudam de acordo com o porcionamento, então fique sempre alerta.