Não é difícil fazer um bom risoto, sempre é um prato elegante para determinadas ocasiões. Para nós que vivemos na corrida do dia-a-dia, quando não se trata dos afazeres domésticos, são os trabalhos externos, fica pouco o tempo para variar as produções na cozinha, ainda mais quando inventamos de convidar aqueles velhos amigos para nos visitar.
Nos encontramos perdidos em nossa própria casa, cansados, sem boas ideias. Então hoje eu venho dar a dica, você pode surpreender esses visitantes com um prato que, se eu posso dizer, é chique, sofisticado, costuma render bastante e agradar os paladares.
Esse prato em questão, é o risoto. Um preparo típico italiano, criado ao norte da Itália, na Lombardia, conhecida como “terra do risotto”. Diferente do arroz branco, seu modo de preparo requer um certo tempo para ele ficar cremoso e no ponto certo. Sua base é feita sobre cebola e alho fritos na manteiga e no azeite onde vai se acrescentando, vinho branco, caldo de legumes até chegar ao ponto ideal. Temos várias opções de sabores de risoto, e ao longo das minhas receitas, vou postando.
Risotto de limão Siciliano
Ingredientes
-2 xícaras (chá) de arroz para risoto (arbóreo)
-1,5 litro de caldo de legumes caseiro
-1 cebola picadinho
-1 alho-poró picadinho
-½ xícara (chá) de vinho branco seco
-raspas e caldo de 1 limão
-2 colheres (sopa) de manteiga
-2 colheres (sopa) de azeite
-1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
-sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
-salsinha picada a gosto para servir
-rodelas de 1 limão-siciliano grelhadas para servir
Modo de preparo
Em uma panela aquecida em fogo médio adicione azeite e refogue o alho-poró e a cebola, acrescente o arroz e misture por 3 minutos.
Em seguida despeje o vinho e misture até quase secar, logo adicione também 2 conchas de caldo, seguidas de uma pitada de sal e pimenta do reino. Continue a misturar bem.
Repita o processo, até que o arroz fique cremoso, porém não muito cozido, desligue o fogo, adicione a manteiga, o parmesão,o caldo de limão e as raspas, misture bem e pronto.
Geralmente sirvo com alguma carne branca, dessa vez foi com tambaqui assado, batatas rústicas e rodelas de limão tostadas para finalizar.
Um bom vinho branco ou rosé também cairia bem, para harmonizar.