Em resposta às queimadas e secas históricas que afetam diversas regiões do Brasil, especialmente a Amazônia, a Natura anunciou a mobilização de R$ 10 milhões em apoio emergencial. Os recursos serão direcionados para suas Consultoras de Beleza, colaboradores e a sociedade civil, com foco nas áreas mais impactadas. Como parte das ações, a empresa lançou a campanha Natura Ekos Ryos. A cada fragrância da linha vendida – Vivo, Chuva ou Festa –, R$ 5 serão doados para organizações que prestam assistência às populações atingidas.
Até o momento, mais de R$ 400 mil já foram destinados à compra de cestas básicas, água e itens de higiene para Consultoras de Beleza e comunidades. Além disso, a Natura prorrogou o pagamento de 18 mil boletos, beneficiando cerca de 11 mil consultoras em estados que decretaram emergência, como Acre, Amazonas e Rondônia, somando R$ 7,74 milhões em apoio financeiro.
O restante dos recursos será utilizado para fortalecer a Central Social Natura, um canal de atendimento que oferece serviços como assistência social, telemedicina e psicologia para as consultoras da marca. A Natura também está mapeando outras necessidades em parceria com autoridades locais. Esta é a segunda vez em 2024 que a empresa ativa seu protocolo de calamidades, a primeira foi após as enchentes no Rio Grande do Sul, em maio.
"Estamos profundamente preocupados com os impactos das mudanças climáticas sobre o meio ambiente e a saúde das comunidades locais. Desde junho, quando as queimadas e a seca se agravaram no Norte, já tivemos mais de 100 chamados em nossa Central Social. A campanha Natura Ekos Ryos foi sugerida por nossa própria rede, buscando engajar mais pessoas na mobilização”, disse Agenor Leão, vice-presidente de Negócios da Natura.
Para ampliar o alcance das ações, a Natura estabeleceu parcerias com órgãos públicos e ONGs. Em colaboração com a Defesa Civil do Amazonas, a marca doará produtos de higiene a 500 famílias. A empresa também apoia a ONG Projeto Saúde e Alegria, que está arrecadando recursos para fornecer filtros portáteis de micromembrana a 5 mil famílias da Amazônia, ajudando a combater a insegurança hídrica na região.
“A sociedade e as empresas não podem mais prosperar com as mesmas práticas que contribuíram para a crise climática. Precisamos de compromisso e ações regenerativas. Lançamos recentemente um plano para zerar nossas emissões de carbono até 2030, e esperamos que outras empresas sigam esse caminho, porque sem a natureza, não há vida na Terra”, conclui Leão.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira no setor de higiene e cosméticos, líder em venda direta no Brasil com 2 milhões de consultoras na América Latina. Parte do grupo Natura &Co, a empresa é pioneira em práticas sustentáveis e foi a primeira companhia de capital aberto a ser certificada como empresa B no mundo, em 2014. Também recebeu o selo "The Leaping Bunny", que certifica seu compromisso contra testes em animais. A Natura está presente em países como Argentina, Estados Unidos e França, e seus produtos podem ser adquiridos por consultoras, no e-commerce, app ou em lojas e franquias da marca.
Serviço:
Natura
Mais informações: www.natura.com.br