A pressão por um modelo de ‘vida saudável‘, forçada por influenciadores tem como base uma das mais operantes instituições de opressão no mundo: padrões de beleza quase inatingíveis.
A ideia de uma beleza fitness e de um corpo de fisiculturista ser uma forma de vida saudável é falsa. As altas quantidades de suplementos alimentares necessários para essa dieta, além do consumo de hormônios e esteróides para o aumento dos músculos ou substâncias diuréticas para a aceleração do metabolismo pode trazer consequências graves no funcionamento do organismo.
O corpo helenístico exibido pelas influenciadoras e influenciadores nas redes sociais não é necessariamente saudável.
São inúmeras as consequências por essa obsessão pelo corpo "perfeito", e incluem a angústia, depressão, distúrbios alimentares como bulimia e anorexia, obsessão pela magreza e procedimentos cirúrgicos estéticos, em excesso.
Por isso, entender como esses padrões são formados e criar outras referências é essencial.
O ideal é você buscar por um estilo de vida, verdadeiramente, mais saudável, que inclua alguns pontos cruciais:
Sono reparador, Ingestão de água adequada, exercício físico, alimentação balanceada, mastigação adequada, horários regulares das refeições.
O acompanhamento multidisciplinar, com psicólogo, nutricionista, e médicos da área, é essencial para a compreensão do seu corpo.
Se a obesidade é, por um lado, um problema de saúde pública, a pressão por um corpo perfeito e seus impactos na saúde mental das pessoas é tão grave quanto.