Perdoar é difícil pois remete sempre a algo que aconteceu que trouxe mágoa.
E quando a pessoa pensa em perdoar ela geralmente tem o pensamento de que ao perdoar, ela estará beneficiando aquele que a magoou, ou que estará concordando com o mal que fizeram à ela.
Na verdade o maior beneficiado é para quem perdoa.
Quando não conseguimos liberar o perdão nós adoecemos.
Já existem vários estudos que comprovam doenças decorrentes da falta do perdão, como problemas cardíacos, úlceras, depressão, nódulos e até mesmo tumores.
O primeiro perdão que deve ser trabalhado é para a pessoa que tem dificuldade em perdoar. Sendo assim ela deve perdoá-la pela dificuldade em perdoar o outro.
Quanto ao auto perdão é ainda mais complicado pois a dificuldade vem também em reconhecer que errou. Ninguém gosta disso. Porém é necessário se perdoar pra que a pessoa não viva estagnada na culpa e auto punição, que também trará doenças.
Alguns passos para praticar o auto perdão pra você que tem essa dificuldade:
Primeiro passo; identificar a causa. "Por que machuquei quem amo? Por que fiz isso?" Saber o motivo te possibilita mudar o padrão de comportamento.
O próximo passo: Praticar a autorresponsabilidade, pois a tendência é sempre culpar o outro. Então pensar: " Errei? Ok. Tem como corrigir o erro?
Se não tiver, se questione: "Como posso fazer numa situação futura semelhante? Qual atitude diferente posso ter?"
Se você analisar que tem correção, o faça. Isso é praticar a autorresponsabilidade.
E por fim, respeite seus pontos fracos, se respeite como uma pessoa com defeitos, e procure melhorar. Mas nunca busque pela perfeição, pois ela não existe.
Cada erro é circunstâncias ruins da nossa vida deve servir de aprendizado e nunca como uma prisão. Não devemos passar anos culpando e se culpando, pois isso é viver ancorado na mágoa, raiva, rancor, e impossibilita o prazer da vida.