Home / O prazer é todo seu

O PRAZER É TODO SEU

15 de Dezembro - Dia do Sexólogo e o famoso espelho no teto.

Muito antes de ser sexóloga eu já entendia a importância e os benefícios de dar asas para a imaginação e realizar nossos desejos quando se busca o prazer.

Imagem ilustrativa da imagem 15 de Dezembro - Dia do Sexólogo e o famoso espelho no teto.

Criar um ambiente propício para o sexo, com aquilo que faz sentido pra você e estimula seus sentidos, trazendo excitação, faz toda a diferença.

Foi por isso, que quando construí minha casa há 20 anos atrás, resolvi satisfazer um desejo que eu tinha e disse ao designer de interiores: “Eu quero um espelho no teto, redondo”. E ele respondeu: “A casa é sua! Faça como desejar”.

Quando o moço da empresa de espelhos fez o orçamento, meu marido respondeu: “Que espelho caro é esse?” E o moço respondeu: “Caro não Sr. Antônio, o Sr vai usufruir muito desse espelho”. Até hoje conto esse história e morro de rir de lembrar da cara que o moço fez.

Qual o seu desejo hoje? O que gostaria de ter no seu quarto e ainda não tem? E por que não tem?

Quando eu resolvi fazer a Especialização em Sexualidade, me lembro da minha terapeuta me fazer uma única pergunta: “Como você lida com a sua sexualidade?”. E eu respondi: “Tão bem que eu gostaria de ajudar outras pessoas a viverem bem também com a sexualidade delas e se permitirem viver com mais prazer!”

O prazer transforma a vida! O prazer é essencial ao nosso viver! A primeira coisa que o deprimido perde é o prazer de viver.

Eu acredito e defendo a ideia de que a sexualidade é parte fundamental das nossas vidas e não pode, de forma alguma, ser deixada de lado. E o prazer vivido na sexualidade se estende para outras áreas da nossa vida. Uma boa sexualidade se reflete em um ambiente familiar mais harmonioso, em um profissional melhor no trabalho, seja mostrando um melhor desempenho ou uma melhor convivência com os colegas.

Sinto uma emoção imensa quando vejo a transformação dos pacientes ao se libertarem de tabus e mitos que os aprisionavam numa vida sexual que era mais obrigação do que prazer. E se permitem apossar da sua sexualidade como uma energia poderosa, que movimenta a vida e traz saúde física e mental.

Escuto muita gente dizer: “Você fala de sexo de forma natural”. Eu fico muito feliz em ouvir isso e fico pensando que é exatamente assim que precisa ser. O sexo precisa ser encarado como algo natural em nossas vidas, pois ele faz parte de nós. Todos nós somos seres sexuais do nascer ao morrer. E a menos que você seja fruto de uma reprodução assistida, você foi concebido através de uma relação sexual. Sexo gera vida. Quer algo mais poderoso que isso?

Mas nem tudo são flores. Trabalhar com sexualidade é um grande desafio. Durante séculos a sexualidade sempre foi um tabu e ainda continua sendo. É comum as pessoas abaixarem o tom de voz quando vão falar do assunto. É comum as redes sociais jogarem tudo no mesmo saco quando palavras relacionadas à sexualidade são escritas ou pronunciadas, interpretando como algo obsceno ou pornográfico, mesmo quando a função é promover a Educação Sexual.

É comum os políticos usarem o sexo e a sexualidade como forma de domínio. E além disso trazerem sofrimento e discriminação para as minorias dentro da sexualidade. Vejo com muita tristeza movimentos como esse que não respeitam o gênero, a orientação sexual e a forma de viver de cada um dentro da sexualidade e que deveria dizer respeito apenas ao indivíduo.

Por outro lado, me alegro a cada espaço que se abre para falarmos do tema. E tem sido uma experiência incrível levar educação sexual às crianças e adolescentes de diversas escolas, criando espaços seguros, onde eles possam trazer suas dúvidas e ouvirem repostas coerentes, honestas, cientificamente embasadas, sem serem julgados, Isso permitirá a construção de uma sexualidade saudável.

Trabalhar com sexualidade transformou a minha vida. Quem me conhece sabe que hoje existe uma outra Joice, uma outra mulher e uma outra profissional. E é impossível não se apaixonar por um tema tão incrível e poderoso.

E me sinto tão à vontade falando do tema que hoje abri minha própria intimidade pra contar pra vocês do quanto eu adoro meu espelho no teto. E ao contrário do que o vendedor achou, eu usufruo muito mais desse espelho do que meu marido. Mas não dizem por aí que os homens são mais visuais que as mulheres? Há controvérsias!

Ao invés de acreditar que homens são visuais e as mulheres são toque, eu prefiro acreditar que somos aquilo que aprendemos no decorrer da vida e nos permitimos ser.

E nesse dia do Sexólogo eu quero deixar aqui registrada a minha alegria de ser uma Sexóloga e Terapeuta Sexual e de poder ajudar tantas outras pessoas a construírem uma sexualidade saudável e cheia de prazer. E quero parabenizar cada um dos colegas sexólogos que assim como eu se aventuram nesse universo lindo do prazer e acreditam ser possível trazer mais saúde sexual para nossa população, a começar pelas nossas crianças.

Quero deixar ainda a minha gratidão a 5 sexólogos que sempre foram inspiração e referência na minha caminhada na sexualidade: Drª Mariluza Terra, Drª Carmita Abdo, Dr Gerson Lopes, Drª Lúcia Lara e Dr Ricardo Cavalcanti, nosso mestre-mor.

Parabéns a todos os sexólogos pelo seu dia! Continuem fazendo esse trabalho lindo!

Para falar comigo mande mensagem no @drajoicelima

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias