Já perdi a conta de quantas vezes ouvi mulheres reclamando que seus parceiros gozam muito rápido e as deixam “a ver navios”. O sentimento de que esses parceiros são egoístas é quase inevitável. É assim que essas mulheres se sentem, convivendo e transando com um parceiro que só pensa em si mesmo. Mas será que essa é a verdade?
Até a Revolução sexual, os ejaculadores precoces não existiam ou pelo menos ninguém achava que ejacular rápido seria um problema. A maioria das mulheres desejavam que os homens ejaculassem
rápido e acabassem logo com isso, já que o sexo para as mulheres tinha duas funções, dar ao marido um filho e satisfazer suas necessidades sexuais. Para essas mulheres sexo era sinônimo de obrigação.
Com o advento da pílula anticoncepcional em 1960, as mulheres puderam escolher quando queriam engravidar. E para completar, a bela loira Shere Hite, ao se indignar com uma propaganda de máquina de escrever, para a qual tinha sido contratada, encabeçou um grande movimento em prol do prazer feminino. A seguinte frase acompanhava a propaganda: “ A máquina de escrever que é tão inteligente que ela não tem que ser.”
Shere fez uma grande pesquisa que resultou no Relatório Hite, e descobriu que 70% das mulheres nunca tinham tido um orgasmo.
A partir do momento em que as mulheres começaram a reivindicar o seu prazer na relação sexual , o descompasso entre o tempo em que homens e mulheres atingiam o orgasmo ficou mais evidente e os conflitos apareceram. E junto com tudo isso, pudemos perceber o grande número de homens com ejaculação precoce ou como hoje chamada, ejaculação prematura.
Sempre que falamos em ejaculação precoce é fácil entender do que estamos falando, porém definir de forma criteriosa o que seria uma ejaculação prematura, é algo bem complexo e controverso.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
O PRAZER É TODO SEU
Sexo de hora marcada, funciona pra você?
O PRAZER É TODO SEU
Por que precisamos gozar com penetração?
O PRAZER É TODO SEU
Quem nunca levou um “Ghosting”?
O PRAZER É TODO SEU
Você se lembra da sua primeira vez?
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Os estudiosos do assunto se dividem em diferentes critérios para essa definição. Alguns usam o tempo de penetração e definem ejaculação precoce quando está ocorre antes de 1-3 min de penetração. Outros utilizam o número de incursões vaginais, ou seja, a quantidade de “vai e vem” desse pênis dentro da vagina até ejacular. E nos casos mais graves, o homem pode ejacular antes mesmo de penetrar. Pensando nesse descompasso de tempo entre homens e mulheres para chegarem ao clímax, é comum algumas mulheres que demoram um pouco mais para atingirem o orgasmo, acharem que seus parceiros são ejaculadores precoces quando na verdade não são. Digamos que esse homem demore 10min e sua parceira 20min , não existe disfunção, apenas uma inadequação sexual que pode ser resolvida com orientações em terapia sexual.
Um outro fato que quero chamar a atenção é para a diferença entre ejaculação e orgasmo. O homem pode ejacular e não ter orgasmo, ou ter orgasmo e não ejacular. Isso mesmo! Parece estranho para muita gente, mas a ejaculação é um fenômeno físico, relacionado com contrações musculares que vão resultar na liberação do esperma. O orgasmo está mais relacionado com sensações emocionais e liberação de endorfinas responsáveis pela sensação de prazer.
A Ejaculação precoce não está relacionada com a idade e atinge 30% dos homens em qualquer idade, ao contrário da disfunção erétil ou falha na ereção, que aumenta com a idade. As imagens criativas do @futureadds, com o uso de Inteligência artificial nos fazem refletir sobre o assunto!
E o que causa ejaculação precoce?
Existem várias teorias para explicar essa disfunção sexual. O que se sabe é que no decorrer da história o homem foi se condicionando a ejacular rápido. A teoria do Atavismo filogenético aventa a hipótese de que no tempo das cavernas, a necessidade de sobrevivência para garantir a espécie e não serem atacados pelos predadores, levava esses homens a ejacularem logo. Outras teorias falam de uma hipersensibilidade da glande ou mesmo de alterações a nível de neurotransmissores como a Serotonina.
Na adolescência, quando os meninos começam a se masturbarem, é muito frequente que os pais batam na porta do banheiro apressando esse banho. Isso também condiciona esses meninos a ejacularem rápido.
Para Helen Kaplan, uma estudiosa da sexualidade, o ejaculador precoce é aquele incapaz de manter o controle voluntário sobre seu reflexo ejaculatório. É justamente essa percepção do reflexo ejaculatório que está alterada nesses homens.
O tratamento da Ejaculação Precoce necessita de terapia sexual para reaprendizado do controle do reflexo ejaculatório. Cursos on-line e o uso de aplicativos também podem auxiliar nesse tratamento. Eles funcionam com vários exercícios que auxiliam esses clientes na percepção desse reflexo. Destaco aqui o “Controle 2.0, do @sexosemduvida e o App “Lucy Treinamento” do @lucysaudedohomem.
Em alguns casos, o uso de medicamentos para retardar essa ejaculação podem ser necessários. Os mais usados são os antidepressivos que inibem a receptação de serotonina.
A ansiedade tem um papel importante na gênese e manutenção da ejaculação precoce e precisa ser tratada.
Alguns homens podem desenvolver ejaculação precoce ao apresentarem disfunção erétil ou seja, ao sentirem dificuldade em manter a ereção, ejaculam antes que essa ereção seja perdida.
Muitos desses problemas sexuais poderiam ser vistos de uma forma bem mais tranquila, se ampliássemos nosso olhar para um sexo muito além da penetração. O sexo não começa quando o homem tem ereção e nem precisa terminar quando ele ejacula. O sexo pode começar muito antes da ereção, com carícias diversas e outras práticas sexuais, e pode ir muito além da ejaculação. Se o homem ejaculou, ele pode continuar estimulando essa parceira e continuarem vivenciando o prazer!
Pense fora da caixa! Busque ajuda profissional sempre que necessária! Viva com prazer, pois afinal, o prazer é todo seu!