Home / O prazer é todo seu

O PRAZER É TODO SEU

O Dia do Orgasmo e seus mitos

Você sabia que muitos mitos relacionados ao orgasmo podem atrapalhar sua vida sexual?

Imagem ilustrativa da imagem O Dia do Orgasmo e seus mitos

No dia 31 de Julho comemoramos o dia do Orgasmo. Qualquer um que já tenha tido pelo menos um orgasmo na vida sabe a delícia que é.

A primeira vez que um orgasmo foi cientificamente registrado, foi em 1957, pelo casal Masters & Johnson, através de um equipamento interessante para a época, o Ulysses, que consistia em uma câmera acoplada a um cristal. Através do Ulysses foi possível registrar as contrações musculares rítmicas dentro da vagina, durante o orgasmo.


		O Dia do Orgasmo e seus mitos
Fonte: Reprodução/Internet


Tão polêmico quanto qualquer assunto que envolva a sexualidade, o orgasmo também é cercado de mitos. Além disso, vivemos desde a fase em que as mulheres não tinham direito ao prazer até a atual “ditadura do orgasmo”, com uma cobrança exagerada para que as mulheres tenham orgasmo e ainda tenham orgasmos múltiplos!

Essa cobrança acaba por tirar o foco do prazer e dificulta muitas mulheres a experimentarem o orgasmo.

Orgasmo traz prazer à relação, é o ápice do prazer, mas apesar de ser delicioso, mesmo que não se tenha orgasmo, a relação pode ser prazerosa! Digamos que ele seja a cereja do bolo! Mesmo sem cereja, esse bolo pode ser muito gostoso!

E talvez, você também escute muitos mitos sobre orgasmo e nem perceba o quanto isso afeta sua vida sexual.

Que tal aproveitarmos essa data comemorativa para falarmos um pouco desses mitos?

1- O primeiro que gostaria de trazer para nossa reflexão é sobre os tipos de orgasmo. Há quem ache que orgasmos vaginais são melhores que os orgasmos clitorianos. Muitas mulheres acham que têm um problema por não conseguirem ter orgasmo com penetração. Na verdade, orgasmo é sempre orgasmo! O que muda é o lugar estimulado, que gerou todas essas sensações maravilhosas capazes de levar ao ápice e disparar essa verdadeira descarga elétrica responsável pelas contrações rítmicas dos músculos pélvicos, resultando no que chamamos de orgasmo.

70 a 80% das mulheres só conseguirão ter orgasmo com a estimulação do clitóris, que é a região mais inervada do corpo feminino. 20-30% terão orgasmo com a penetração. Algumas posições que tracionam a região do clitóris durante a penetração podem facilitar o orgasmo. Estímulo dos mamilos, tornozelo e várias outras regiões do corpo também podem levar ao orgasmo.

Tem gente que tem orgasmo dormindo ou mesmo durante a malhação.


		O Dia do Orgasmo e seus mitos
Fonte: Reprodução/Internet


2- Orgasmo bom é quando chegamos juntos! Já ouviu essa frase?

São tantas regras criadas para o momento do sexo, que a própria preocupação de cumprir todo esse script, pode mais uma vez desviar o foco do prazer e dificultar o orgasmo. Chegar junto ou não, não irá interferir na intensidade desse orgasmo. As pessoas têm ritmos diferentes e o mais comum é que um chegue antes do outro. E tudo bem! Num casal heterossexual, se o homem chegou primeiro, a relação não precisa terminar. Ele pode continuar estimulando sua parceira até que ela atinja o orgasmo. Outra opção seria ela mesma continuar se estimulando ao lado do parceiro, manualmente ou usando os sextoys. Mesmo em casais homossexuais femininos uma pode chegar antes da outra.

O interessante é fazer desse momento erótico uma grande brincadeira, onde o mais importante é o prazer. O orgasmo será apenas uma consequência!

3- O homem é responsável por dar prazer à mulher. O que você acha disso?

Pois eu te digo, ninguém é responsável pelo prazer do outro. Cada um é responsável pelo próprio prazer. Eu posso apenas facilitar ou dificultar o prazer do outro. Imagine que você está na cama com aquele galã de novela que povoa suas fantasias, e faz tudo do jeitinho que você gosta, mas seus pensamentos estão na discussão que você teve com seu chefe. A distração irá dificultar sua percepção dos estímulos e você dificilmente terá um orgasmo.

4- Toda mulher pode ter orgasmos múltiplos. Acredita-se que sim, toda mulher pode aprender a ter orgasmos múltiplos. O que acontece é que ao ter um orgasmo, as mulheres podem experimentarem uma sensibilidade na região do clitóris e pararem os estímulos. A continuação desses estímulos nas regiões próximas ao clitóris e depois no próprio clitóris, podem levar sim a orgasmos múltiplos. Imagine a cena de um corredor cheio de portas. Você pode abrir apenas a primeira e ficar satisfeita, ou pode continuar abrindo as outras portas. Nos praticantes do tantra, orgasmos múltiplos são comuns, pois o tantra traz um autoconhecimento e percepção corporal que permite usufruir do prazer de forma mais intensa e consciente!

5- Os orgasmos são mais intensos se você ejacular.

Nem toda mulher vai liberar um líquido na hora do orgasmo, fenômeno chamado de “Squirt”. A ejaculação feminina é algo questionável. Algumas mulheres referem liberação de um líquido durante o orgasmo e não se sabe ao certo que líquido seria esse e de onde ele vem. Prometo contar pra vocês, assim que as pesquisas científicas chegarem a uma conclusão! Até lá, não se preocupem com isso. Seu prazer não depende do Squirt.


		O Dia do Orgasmo e seus mitos
Foto: @onna_lifestyle


A quantidade de mulheres que fingem orgasmo é assustadora! Muitas estão casadas há anos e nunca tiveram a coragem de dizer aos parceiros que jamais tiveram um orgasmo. O tabu de que a masturbação é algo ruim, priva as mulheres desse primeiro contato com seu próprio corpo e do autoconhecimento. Outro grande entrave é esse modelo de sexo baseado na penetração e a cobrança para que as mulheres tenham orgasmo com a penetração. Um estudo realizado nos EUA em 2018 por pesquisadores das universidades de Chapman, Claremont e Indiana, concluiu que o público feminino tem orgasmos com uma frequência de 65% entre as heterossexuais, 66% entre as bissexuais e 86% entre as homossexuais. O maior índice de orgasmo atingido por mulheres lésbicas nos fazem refletir sobre a necessidade de maior diálogo e aprendizado sobre autoconhecimento e estimulação adequada nos relacionamentos heterossexuais.

Mulheres que não experimentam o prazer numa relação, estão mais propensas à diminuição da libido e desinteresse pelo sexo.

Que possamos refletir mais sobre assuntos relacionados à nossa sexualidade, pois a energia sexual é energia vital!

E eu desejo que vocês comemorem muito o dia do orgasmo compreendendo que o prazer é todo seu! Muitos orgasmos quentes e deliciosos pra vocês!

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias