A cada dia surge um novo termo dentro da sexualidade e traz confusão à cabeça de muita gente. Cada vez mais temos compreendido que a sexualidade é algo fluido e as diferentes terminações não visam colocar ninguém numa “caixinha”, mas ajudarem as pessoas a compreenderem o complexo comportamento humano e se sentirem pertencentes a algum grupo. Esse sentimento de pertencimento é importante para o ser humano, saber que você não está sozinho e que existem outras pessoas que se sentem e vivem como você!
Recentemente, a apresentadora Luciana Gimenez se definiu como Demissexual e hoje vamos falar um pouco sobre o que isso significa.
Dentro da sexualidade temos várias orientações sexuais, a orientação sexual é definida pela atração: por quem eu me sinto atraída. Conhecemos mais as orientações homo e heterossexual. As pessoas homossexuais se sentem atraídas por pessoas do mesmo sexo e os heterossexuais por pessoas de outro sexo. Existem também os bissexuais, pansexuais, os assexuais, etc.
Dentro da Assexualidade temos subdivisões e uma delas é a Demissexualidade.
Ouço muita gente dizer por aí: “O assexual não gosta de sexo”. Na verdade o assexual não é alguém desprovido de sexualidade e energia sexual. Ele tem sua sexualidade preservada, mas dentro da sua vivência da sexualidade, o sexo não é prioridade. Ele pode canalizar sua energia sexual para outras atividades. O assexual estrito não se envolve em sexo, mas o Demissexual pode sim se envolver numa relação sexual caso se vincule afetivamente a essa parceria. O vínculo afetivo deve se estabelecer primeiro e só depois essa pessoa consegue se relacionar sexualmente com o outro. Sexo não é o mais importante para o Demissexual.
A frequência sexual para o Demissexual não tem muita importância e pode parecer falta de libido, mas não é. Ao contrário das pessoas que apresentam falta de libido, o Demissexual não sofre com isso. Sua libido está canalizada para outras atividades além do sexo. Os que não são Assexuais sofrem quando o desejo sexual está diminuído e necessitam de investigação diagnóstica e tratamento.
O mais difícil ocorre quando um Demissexual se envolve com alguém que gosta muito de sexo e tem o sexo como algo importante em sua vida. Um descompasso virá, com certeza!
Geralmente é nesse momento que o Demissexual começa sua busca para entender porquê pensa, sente e se comporta de forma diferente.
Uma cartilha produzida pelo @coletivosbrace traz, de forma detalhada, todos esses conceitos dentro da Assexualidade.
Veja em: https://drive.google.com/file/d/1EZwgGoX_sKPYB3miyNzlkGgSr4zgK3ZB/view?usp=drivesdk
Ficou curioso(a) para saber mais sobre esse e outros termos dentro da sexualidade?
Mande suas dúvidas no @drajoicelima