Nesses anos enquanto professor, algo que sempre me acontece são alunos perguntarem: Professor, como eu começo minha redação? Quando se trata de Enem ou concursos públicos, então, a pergunta ecoa pelos corredores da sala, navega pela internet e se estende até a segunda frase: Eu nunca sei começar um texto. Será que não?
O fato é que todos sabem sim começar um texto, mas há uma certa dificuldade em dois aspectos: (1) entender o que o gênero textual exige enquanto estrutura e (2) organizar seu conhecimento tanto no gênero exigido quanto na norma padrão escrita da língua portuguesa.
A primeira dica para começar um texto é estudar o gênero que se tem dificuldade. É comum querermos escrever sem conhecer o gênero, como se todo texto fosse igual. Não é bem assim! Para isso, pense na comunicação informal, como você “puxa papo” com alguém. Esse “puxar papo” é um gênero textual, assim como o dissertativo-argumentativo de concursos públicos também é. Contudo, a diferença é a forma como ele se estrutura. Assim, entenda o gênero textual e como ele funciona enquanto comunicação. Isso mesmo, estudar e conhecer como o texto se organiza é fundamental.
Quanto à segunda dica, esta tem a ver com a organização do pensamento. Como fazer isso? Nem é tão difícil e você pode fazer em alguns minutos todo dia. Escreva pequenas frases sobre o que pensa sobre o assunto e, após isso, tente conectá-las. Busque sempre fazer isso com assuntos gerais, que estudaram na escola e com temas específicos. Se não tem caderno físico na hora, faça isso pelo celular, crie um grupo com você mesmo e escreva.
O grande erro para quem vai afoito na escrita é tentar escrever todo o texto e não ter esse processo de maturação, por isso, esse tipo de estratégia é importante para a organização do pensamento. Convido vocês a conhecer os cursos do Instituto Dering e aprofundar mais nessas estratégias para a escrita!