Home / SaudavelMente

SAUDAVELMENTE

Como garantir a nutrição dos fios de dentro para fora?

As vitaminas, minerais e aminoácidos provenientes da alimentação, atuam de forma contínua

Reprodução Reprodução

Você sabia que algumas deficiências nutricionais retardam a fase anágena (crescimento do fio) e aceleram a fase telógena (fase de queda do fio)?

As vitaminas, minerais e aminoácidos provenientes da alimentação, atuam de forma contínua, ativando mecanismos biológicos do bulbo capilar, estimulando síntese de queratina e complementando a ação tópica dos dermocosméticos.

O fio de cabelo é formado por 20 tipo de aminoácidos, além de ferro, zinco, iodo, silício, cálcio, magnésio, cobre e lipídios. Portanto, uma desnutrição proteico-calórica pode gerar alterações na pigmentação dos fios e na textura dos mesmos, deixando-os mais finos e ralos. Uma adequada ingestão de proteínas na alimentação é essencial, uma vez que os aminoácidos metionina e cisteína, fabricam a taurina, que tem efeito protetor para os fios de cabelo, além de estimular o crescimento dos mesmos. A cisteína, outro tipo de aminoácido, junto com a cistina, dão estabilidade estrutural da queratina e aumentam a resistência mecânica da haste capilar. A cistina também atua nos processos melanogênicos (manutenção do pigmento e aumento de queratina).

Quanto às vitaminas, algumas merecem atenção especial:

- Vitamina A (presente no fígado, ovo): precursora de colágeno e também regula a queratina, refletindo no fortalecimento dos fios;

- Vitamina C (frutas cítricas como acerola, goiaba, caju, laranja, kiwi): potente antioxidante sobre os radicais livres; também precursora de colágeno;

- Vitaminas do complexo B (fígado, carnes, cereais integrais, castanhas): favorecem o crescimento dos fios; garantem cabelos mais ssaudáveis e a vitamina B5 tem efeito umectante dos fios, com efeito antisseborreico. A biotina (gema de ovo, amendoim, gérmen de trigo, levedura de cerveja) é muito importante no desenvolvimento do folículo piloso e, sua deficiência, por favorecer alopecia difusa e despigmentação dos cabelos.

Quanto aos minerais, destacam-se:

- Zinco (frutos do mar, carne vermelha, castanhas): participa da síntese de queratina, protege o folículo piloso;

- Ferro (carnes e vísceras, vegetais verde-escuros): envolvido na divisão celular do bulbo capilar

- Cálcio (vegetais verde-escuros, leite e derivados): participa da formação das proteínas no cabelo; a deficiência está associado com cabelos fracos e quebradiços

Os ácidos graxos poliinsaturados, como o ômega 3 tem efeito anti-inflamatório, favorecendo redução de IL-1 (interleucina 1), que aumenta a queda de cabelo quando em níveis aumentados.

Alguns nutracêuticos como coenzima Q10 tem efeito antioxidante, participa da produção de queratina e promove um crescimento saudável dos fios e o Silício / Exynutriment promove aumento da espessura do fio de cabelo.

E, para finalizar, anota essas 2 receitas para garantir cabelos saudáveis e brilhosos:

** Receita 1: ** Receita 2:

1/2 beterraba 1 laranja

1/2 cenoura 6 acerolas

3 nozes 2 folhas de couve

200 mL de iogurte natural

100 mL de água

Lembrem-se de que não adianta investir alto em produtos para tratar os cabelos se sua alimentação estiver pobre em nutrientes !

Tenha uma SaudávelMente! @laisbittencourt_nut

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias