Home / SaudavelMente

SAUDAVELMENTE

Não é só uma gordurinha no fígado!

Os hábitos alimentares precisam ser modificados de modo que evitem picos de açúcar no sangue

Imagem ilustrativa da imagem Não é só uma gordurinha no fígado!

Você sabia que a Doença Hepática Gordurosa Metabólica, conhecida como "gordura no fígado" tem como fatores de risco (fatores que predispõem a ocorrência da doença) o Diabetes tipo 2, a Resistência Insulínica, mulheres após a menopausa, homens acima de 50 anos, dislipidemias (alterações nos níveis de colesterol e triglicérides), alimentação rica em gorduras e carboidratos e sedentarismo?

Sempre que comemos alimentos como: açúcar, bolacha, macarrão, biscoito ou tomamos refrigerante o produto final da "quebra" desses alimentos no sangue é o açúcar = glicose. Essa glícose é controlada por um hormônio chamado insulina, que pega essa glicose do sangue e leva para dentro das células. A célula usa determinada quantidade dessa glicose e, o excesso, transforma em gordura para ser armazenada no nosso fígado e células de gordura!

Quem tem uma alimentação rica em açúcar, doces, massas, pães, gera picos frequentes de açúcar no sangue, estimulando muito a liberação de insulina que, a longo prazo, pode começar a ficar defeituosa e gerar mais estímulo para mais liberação desse hormônio. Isso, com o passar do tempo além de favorecer o ganho de peso, pode gerar acúmulo de gordura no fígado.

A gordura no fígado, se não tratada, gera uma inflamação no fígado e pode evoluir para graus de fibrose e culminar em cirrose e até mesmo câncer hepático. Também pode favorecer maior desenvolvimento de doenças cardiovasculares e Diabetes tipo 2.

Portanto, quando identificada, mesmo que não gere alterações nos exames de sangue relacionados ao fígado (enzimas hepáticas), necessita de uma avaliação minuciosa pelo especialista do órgão (hepatologista).

O tratamento consiste em mudança de hábitos e estilo de vida, sendo a perda de peso a medida mais eficaz na melhora dessa doença. Os hábitos alimentares precisam ser modificados de modo que evitem picos de açúcar no sangue e portanto, menos estímulos de liberação do hormônio que o controla. A prática de atividade física também é essencial.

A gordura no fígado é uma doença evitável e depende totalmente do seu comportamento alimentar! Mas, não a subestime, pois nos EUA é a primeira causa de indicação de transplante hepático. Tenha uma SaudávelMente! @laisbittencourt_nut

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias