Home / Brasil

BRASIL

Publicação de curso preparatório com detonação sexual causa polêmica

As redes sociais se tornaram um meio para divulgar eventos, notícias e cursos preparatórios, todavia é preciso tomar certos cuidados para evitar alguns problemas, mas essa regra não se aplicou a uma escola preparatória de concursos ao fazer uma postagem que causou polêmica nas redes sociais. A imagem em questão mostra uma mulher branca seminua, sendo carregada por homens negros para um quarto e com denotação sexual, para fazer referência as dificuldades que os candidatos enfrentam para conquistar as vagas em concursos públicos.

A publicação foi feita pelo curso preparatório Estratégia Concursos em seu perfil no Instagram, na publicação homens negros são mostrados como os examinadores do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe) o antigo Cespe da Universidade de Brasília (UnB), enquanto a mulher branca carregada por eles representaria os concurseiros. A publicação não pegou bem nas redes sociais, e a empresa foi acusada por seguidores de que a publicação de ser racista e machista.

A escola por sua vez ao ver que tal publicação não foi bem recebida, deletou as imagens dos perfis oficiais. Em nota enviada ao portal de notícias G1 os responsáveis pela instituição pediram desculpas e afirmaram que em nenhum momento houve a intenção de ofender ou desrespeitar ninguém e que por essa razão poucos minutos depois excluíram a publciação.

O Cebraspe por sua vez afirmou que é reconhecido nacionalmente pela qualidade dos concursos que realiza, enquanto a instituição presta serviços para a sociedade e tem como seus valores o respeito ao ser humano e considerou que "É inadmissível que uma instituição de ensino promova esse tipo de conteúdo ofensivo nos seus canais de comunicação".

Seguidores da página criticaram a publicação com denotação sexual feita pela empresa

Seguidores da empresa em sua página nas redes sociais criticaram a publicação, em uma delas a seguidora afirma que o Marketing foi de péssimo gosto e caracterizou tal publicação como ridícula, misógina e racista.

Seguidores criticam postagem de curso preparatório — Foto: Instagram/Reprodução

Em nota a empresa afirmou que oferece cursos preparatórios para concursos públicos de forma olha e que sente muito pela publicação em suas redes sociais na última segunda-feira (11). A empresa lembra que poucos minutos depois excluiu a postagem e ressaltou que não compactua com qualquer tipo de preconceito ou violência e que está tomando as medidas necessárias para que esse tipo de situação não volte a acontecer.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias