Home / Brasil

BRASIL

'krespinha' é retirada do mercado pela Bombril após acusações de racismo

A fabricante de produtos de limpeza Bombril, famosa no mercado brasileiro, metonimicamente falando, anunciou a remoção da marca de esponjas de aço "Krespinha" do mercado, após internautas responsabilizá-la por racismo.

A polêmica começou no Twitter, no início da quarta-feira (17), quando alguns posts na rede social afirmaram associação racista do produto a cabelos crespos.

O assunto esteve entre os tópicos mais comentados no Twitter. Nas postagens, os usuários destacaram estar chocados que o suposto lançamento do produto surgisse no momento em que o mundo debate o racismo estrutural. Fazendo clara referência ao assassinato de George Floyd, seguidos de diversos protestos nos Estados Unidos e no mundo contra o preconceito racial.

Dentre os comentários, também foi citada uma antiga publicidade de uma esponja de aço com o mesmo nome, mas fabricada pela Sabarco, uma loja que ficava no Centro de São Paulo. O anúncio apresentava a imagem de uma criança negra e fazia menção a seu cabelo.

A publicidade da década de 1950 trazia a imagem de uma criança negra e fazia alusão ao seu cabelo

Retratação

No mesmo dia, em comunicado publicado em sua conta no Twitter, a Bombril disse que o produto já existia há 70 anos no mercado e que não se tratava de um lançamento ou reposicionamento. Também informou a retirada da marca "Krespinha" no hall de produtos da empresa.

"A Bombril decidiu que vai retirar, a partir de hoje (17 de junho), a marca Krespinha do seu portfólio de produtos. Diferentemente do que foi divulgado nas redes sociais e na mídia em geral, não se tratava de lançamento ou reposicionamento do produto", informou a nota.

"A marca estava no portfólio há 70 anos, sem nenhuma publicidade nos últimos anos, fato que não diminui nossa responsabilidade. Mesmo sem a intenção de ferir ou atingir qualquer pessoa, pedimos sinceras desculpas a toda a sociedade."

"Cada vez mais, em todo o mundo, as pessoas corretamente cobram das empresas e das instituições o respeito e a valorização da diversidade. Não há mais espaço para manifestações de preconceitos, sejam elas explícitas ou implícitas. A Bombril compartilha desses valores".

"Em função disso, vamos imediatamente rever toda a comunicação da companhia, além de identificar ações que possam gerar ainda mais compromisso com a diversidade", finalizou o comunicado.

*Com informações da BBC Brasil

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias