Ontem (26) um homem destruiu parte da homenagem feita às vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais. Ele aparece em um vídeo propagado nas redes sociais estourando alguns balões. As bexigas foram colocadas na entrada da cidade para lembrar das pessoas que foram mortas na tragédia que completou um ano e seis meses no último sábado (25). As informações são do jornal O Tempo e foram repercutidas pela revista IstoÉ nesta segunda-feira (27).
Conforme a Vice-Presidente eleita da Associação dos Familiares de Vítimas do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão Brumadinho (Avabrum), Josiane Resende, apontou ao jornal o homem ainda não foi identificado. Além disso, também não foi descoberto o que teria motivado o ato.
“Nós fizemos os balões em homenagem às vítimas e deixamos expostos lá no marco da entrada (de Brumadinho) para o familiar que quisesse levar para casa pudesse leva. Mas no dia seguinte os balões estavam todos estourados. Quando vimos as imagens, vimos que um homem os estourou”, explicou Josiana Resende ao jornal O Tempo.
“Não sabemos quem ele é. Estão falando que ele é irmão de uma vítima. Nós achamos muito desrespeitoso com as outras famílias, mas não podemos afirmar nada sem antes saber o que de fato aconteceu”, declarou.
De acordo com a reportagem, junto com os balões também foram acrescentadas 15 velas. Elas lembravam das 11 pessoas que seguem desaparecidas, além de quatro pessoas que os familiares não quiserem sepultar, conforme a publicação. O desastre deixou pelo menos 270 mortos.