Apesar de não existir um calendário oficial estabelecido sobre a cor de cada mês, o chamado ‘Calendário Colorido’ surgiu para alertar a população sobre o perigo de algumas doenças, mostrando os tratamentos, as prevenções e também os cuidados.
A campanha sempre reúne diversas pessoas para propagar sobre o assunto, atualmente conta com a grande aliada, a internet, onde diversos artistas atuam como um porta voz do tema.
E nesse mês não foi diferente, influenciadores digitais publicaram fotos na primeira semana do mês (do dia 1º ao dia 7) sobre Agosto Dourado, a chamada Semana Mundial do Aleitamento Materno no Brasil, em prol da amamentação.
Trata-se de uma ação do Governo Brasileiro, iniciada em 2017. A ideia é informar às mães sobre os benefícios do leite materno, considerado pela OMS o alimento de ouro para o bebê, por isso a escolha da cor.
Já o Agosto Laranja é uma campanha sobre esclerose múltipla. Estima-se que 35 mil brasileiros sofram com essa doença, em que as células de defesa do organismo atacam o sistema nervoso, causando fadiga, visão embaçada, perda de equilíbrio e outros problemas.
No estado do Paraná existe também o Agosto Azul para o ambiente escolar, em referência à campanha realizada entre entidades públicas e privadas para conscientização e adoção de medidas voltadas à saúde do homem.