Só cinco estados brasileiros têm previsão de retornar às aulas presenciais da rede estadual em meio à pandemia da Covid-19. Os Estados que já planejam reabrir suas escolas são Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
O estado do Amazonas foi o único até agora que já voltou às aulas, no dia 10 de agosto. Nos outros 20 estados e no Distrito Federal, não há nenhuma data planejada para a reabertura de escolas estaduais. A situação é parecida nas redes municipais das capitais e na rede particular.
Até nos locais em que as escolas reabriram ou vão reabrir, o processo pode ser interrompido dependendo da evolução da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Ministério da Educação
No começo do mês de julho, o Ministério da Educação (MEC) divulgou um documento com regras para o retorno das aulas presenciais, mas não estipulou data para reabertura das escolas.
As regras publicadas pelo MEC incluem:
Uso de máscara obrigatório;
Medição de temperatura no acesso às áreas comuns;
Disponibilização de álcool em gel;
Ventilação do ambiente;
Reuniões e eventos à distância;
Distanciamento de pelo menos 1,5 m;
Orientação para manter cabelo preso e evitar usar acessórios pessoais, como brincos, anéis e relógios;
Não compartilhamento de objetos – incluindo livros e afins.
Outros estados
Estados ainda sem previsão de volta às aulas: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
*Com informações do IG