A Polícia Federal (PF), informou nesta segunda-feira (21), que deflagrou uma operação com o intuito de reprimir a manutenção ilegal de mineração no Rio Boia e seus afluentes, em Jutaí (AM).
As apurações constataram indícios de que a bacia hidrográfica e a fauna da região estavam sendo impactadas pelo contato do mercúrio, material líquido usado no processo de extração do ouro.
Denominada de Operação Minimata, (em referência a evento de intoxicação que ocorreu na costa do Japão), a ação, iniciada na última quinta-feira (17), terminou neste domingo (20).
Os agentes desligaram quatro dragas e três balsas, onde havia cerca de 50 litros de diesel e de gasolina, que eram usadas como centro logístico para a distribuição de combustível.
De acordo com o site Metrópoles, também foram apreendidos objetos e documentos, os itens vão ser analisados na investigação de responsabilidades pelos crimes ambientais, especialmente decorrente da atividade de garimpo ilegal.
Além disso, a PF coletou amostras de água e material biológico humano, que permitirão avaliar a contaminação nos recursos ambientais e nos habitantes da região.