Desde a noite da última terça-feira (3), 13 dos 16 municípios do Amapá estão sem fornecimento de energia. Após um desligamento automático das usinas que hidroeléctricas que abastece a região.
Hoje completa o terceiro dia de apagão. Moradores formam filas enormes em postos de gasolina e supermercados em busca de água potável. Alguns dos estabelecimentos possuem geradores de energia por isso ainda estão funcionando.
Mas, infelizmente a falta de energia tem afetado serviços básicos, como: comércios, bancos e telecomunicações. Inclusive, internet e redes de telefones fixo e móvel tem funcionado de maneira limitada.
As pessoas tem estocado água e hospitais estão trabalham a base de gerador de energia. Ainda não há previsão de volta para o restabelecimento do serviço de infraestrutura nos locais.
Ontem (4), o Ministério de Minas e Energia (MME) realizou um gabinete de crise para que o problema seja resolvido. Além de ter enviado uma comitiva ao Amapá para supervisionar o reparo.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), investiga a causa do problema. E de acordo com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), "um problema na linha de transmissão do Sistema Interligado Nacional causou a interrupção do fornecimento de energia no estado", relata a CEA.
"Foi iniciada a recomposição parcial das cargas da usina hidrelétrica Coaracy Nunes. O ONS está coordenando os agentes envolvidos e acompanhando a situação para que haja o mais rápido restabelecimento possível do fornecimento de energia na região", disse em nota o ONS.
Além do mais, houve registro de que duas pessoas foram atingidas por descarga elétrica, após forte chuva.