Ao menos oito corpos foram retirados de um manguezal no bairro de Itaúna, por moradores do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ), na manhã desta segunda-feira, 22, após um fim de semana de tiroteios entre a Polícia Militar e traficantes. Um PM também morreu.
“Estes confrontos foram intensos, foram na área de mangue, é uma área de difícil trânsito. Logicamente estamos falando de um momento em que marginais estavam no interior da mata fechada”, disse o porta-voz da PM, tenente-coronel Ivan Blaz, em entrevista ao Bom Dia Rio.
Um PM foi baleado durante patrulhamento na madrugada de sábado, 20, e morreu no hospital. No domingo, 21, uma idosa foi atingida no braço.
De acordo com moradores foi uma chacina. “Os corpos estão todos jogados no mangue, com sinais de tortura. As pessoas, uma jogada por cima da outra. Estava com sinal totalmente de chacina mesmo”.
“As mães estão entrando dentro do mangue. Com o mangue acima do joelho para poder tentar puxar os corpos”.
“O Bope, segundo estas informações, podemos deduzir que houve inúmeros feridos neste confronto entre policiais e marginais nesta área de mata fechada. Logicamente, em se tratando de um momento de instabilidade, não foi possível fazer esta varredura. Agora, ao longo do dia, podemos ter este trabalho já com a perícia, uma vez que o caso já foi registrado na Polícia Civil”, afirma o porta-voz da PM.
“A gente já tinha tido inúmeras denúncias de marginais fazendo uso de vestiários, de escolas públicas, ali na região, para transformar em base do tráfico”, continuou.
“Um sargento foi morto, como vocês relataram, e logo depois desse ataque que vitimou o sargento Leandro, nós tivemos a intervenção de homens do Bope ali na área”, disse o tenente-coronel.
Leia também: