A Polícia Federal apreendeu 77 quilos de ouro sem procedência na tarde da última quarta-feira, 04, em Sorocaba (SP). De acordo com a Polícia Militar (PM), o valor da apreensão soma cerca de R$ 23 milhões. Seis pessoas que faziam o transporte foram detidas, entre elas, quatro policiais militares.
Dois policiais abordados são um tenente coronel e um sargento da Casa Militar, que é ligada diretamente ao governo do Estado de São Paulo. Em nota, a Secretaria de Segurança informou que foi elaborado BO de averiguação de extração irregular de minério. O oficial citado está afastado do trabalho desde dezembro. A Corregedoria da Polícia Militar acompanha a investigação.
Os seis detidos foram levados à delegacia da Polícia Federal que também participou da ocorrência em Sorocaba, onde foram ouvidos e liberados. A polícia abriu investigação para apurar a denúncia de prática dos crimes de usurpação de bens da União e receptação dolosa. O metal foi encaminhado para perícia em laboratório da PF.
A PF tanbém informou que um avião foi apreendido. A aeronave é objeto de sequestro criminal em outro inquérito policial. As circunstâncias da utilização proibida da aeronave serão apuradas.
Segundo informações do G1
Leia também: