A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria Geral da União, deflagrou nesta segunda-feira, 19, uma operação para apurar o desvio, de mais de R$ 3 milhões, de recursos públicos federais destinados ao tratamento de Covid-19, no Município de São Gonçalo do Amarante (RN).
Segundo a PF, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Natal e Ouro Branco.
"A ação de hoje visa apurar mesmo grupo empresarial investigado na Operação Lectus, que no caso ora sob investigação teria celebrado irregularmente contratos com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, para prestação de serviços de locação de equipamentos médicos e fornecimento de acessórios e insumos para implantar leitos clínicos, além de locação de mão de obra e equipamentos, instalação de rede de oxigênio e fornecimento de oxigênio, destinados ao Hospital de Campanha de São Gonçalo do Amarante no Município", afirma a PF.
De acordo com a PF, os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, por montagem nas dispensas de licitação, corrupção ativa ou passiva, além de lavagem de dinheiro. Se condenados, poderão cumprir penas superiores a 10 anos de reclusão.
Leia também: