Um acidente envolvendo uma carreta e uma van na noite do último domingo (20) deixou nove mortos na BR-376, em Guaratuba (PR). Todos eles eram ocupantes da van, que transportava uma delegação de remo de Pelotas (RS) e voltava de uma viagem a São Paulo.
Entre as nove vítimas, sete tinham entre 15 e 19 anos de idade. As outras duas pessoas tinham 43 e 52 anos.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta que carregava um contêiner teria perdido os freios antes de colidir na traseira da van, que transportava dez pessoas.
A van bateu em um carro antes de rodar e ser arrastada pelo caminhão para fora da pista. O veículo de carga ainda tombou sobre a van.
Um adolescente de 17 anos, que estava na van, foi resgatado com vida e está em estado grave. O motorista da carreta sofreu ferimentos leves. Os dois foram encaminhados para o Hospital São José em Joinville (SC). O condutor do carro envolvido no acidente não se feriu.
O Corpo de Bombeiros afirmou que o caminhão foi destombado na manhã desta segunda-feira (21) e agora as equipes atuam no processo de remoção das vítimas, que serão encaminhadas ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.
A Polícia Civil do Paraná fará a investigação sobre o acidente, através da Dedetran (Delegacia de Delitos de Trânsito).
O presidente Lula (PT) lamentou o acidente em sua rede social.
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), decretou luto oficial.
Os jovens que morreram no acidente pertenciam à Tissot Academia de Remo, do Centro Português 1º de Dezembro, e viajaram a São Paulo para participar do Campeonato Brasileiro Unificado, na Raia Olímpica da USP. Mais de 30 clubes brasileiros estavam na competição.
Poucos horas antes da viagem, a Tissot Academia de Remo comemorava nas redes sociais a performance do time, apesar de dificuldades orçamentárias que a equipe enfrentava. Eles conquistaram o sexto lugar geral.
"A gratidão é imensa a todos que fazem parte da nossa família e contribuem nesse processo duro, que não medem esforços para vencer as adversidades para fazer esporte de base no nosso projeto. Parabéns aos nossos jovens e a toda nossa equipe técnica e multidisciplinar", dizia trecho da mensagem.