Home / Brasil

BRASIL

Adolescente é apreendido ao planejar atentado em escola

Segundo a polícia, o ataque à escola estava agendado para ocorrer no dia 20 de abril, data que remete aos 24 anos do massacre de Columbine, nos Estados Unidos

Tânia Rego/Agência Brasil Tânia Rego/Agência Brasil

Um adolescente de 17 anos foi apreendido nesta sexta-feira, 24, pois, segundo a polícia, ele planejava cometer um atentado na escola onde estuda, no centro do Rio de Janeiro.

A ação policial que resultou na apreensão do jovem foi resultado de uma colaboração entre a Polícia Civil, a Polícia Federal, a Interpol e a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc).

O delegado Marcus Vinícius Braga, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, informou que o adolescente é suspeito por ato análogo ao crime de terrorismo e que a polícia investiga se ele agiu sozinho ou se houve participação de outras pessoas.

Foram divulgados vídeos pela Polícia Civil, de que o jovem os teria compartilhado na deep web. Neles, o adolescente faz ameaças ostentando armas, utilização de linguagem extremamente violenta e, além disso, exibe símbolos nazistas. Nas ameaças, ele planejava morte de colegas da escola e professores.

Segundo a delegada Rita Salim, da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), as investigações irão apurar se ele recebia incentivo por meio de algum canal para a prática de atos extremistas. Ela afirmou que a Deacradi irá dividir o caso em partes para investigar os canais que o adolescente frequentava e que possivelmente outros adolescentes e adultos também frequentam.

Conforme informado pela polícia, o ataque à escola estava agendado para ocorrer no dia 20 de abril, data que remete aos 24 anos do massacre de Columbine, nos Estados Unidos. O massacre foi premeditado e executado por dois alunos, que mataram 13 pessoas e deixaram 24 feridas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias