Agosto faz parte da Campanha de Conscientização
Quézia Ramos
Publicado em 14 de agosto de 2020 às 13:55 | Atualizado há 5 anos
Apesar de não existir um calendário oficial estabelecido
sobre a cor de cada mês, o chamado ‘Calendário Colorido’ surgiu para alertar a
população sobre o perigo de algumas doenças, mostrando os tratamentos, as prevenções
e também os cuidados.
A campanha sempre reúne diversas pessoas para
propagar sobre o assunto, atualmente conta com a grande aliada, a internet, onde
diversos artistas atuam como um porta voz do tema.
E nesse mês não foi diferente, influenciadores
digitais publicaram fotos na primeira semana do mês (do dia 1º ao dia 7) sobre Agosto Dourado, a chamada Semana
Mundial do Aleitamento Materno no Brasil, em prol da amamentação.
Trata-se de uma ação do Governo Brasileiro, iniciada em 2017. A ideia é
informar às mães sobre os benefícios do leite materno, considerado pela OMS o
alimento de ouro para o bebê, por isso a escolha da cor.
Já
o Agosto Laranja é uma campanha sobre esclerose múltipla. Estima-se que
35 mil brasileiros sofram com essa doença, em que as células de defesa do
organismo atacam o sistema nervoso, causando fadiga, visão embaçada, perda de
equilíbrio e outros problemas.
No estado do Paraná existe também o Agosto Azul para
o ambiente escolar, em referência à campanha realizada entre
entidades públicas e privadas para conscientização e adoção de medidas voltadas
à saúde do homem.