O vice-presidente da república Geraldo Alckmin(PSB), informou neste domingo,6, que não houve nenhuma conversa com o presidente Lula(PT), sobre reforma ministerial, uma vez que ele nega ter conversado com o presidente sobre a possibilidade de sair do ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços(MDIC), cargo que ocupa desde o início do mandato e abriria espaço para alguém do Centrão.
O ministro das relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta sexta-feira,4,que os deputados André Fufuca(PP-MA) e Silvio Costa Filho(Republicanos - PE) assumirão ministérios no governo Lula.
A partir da aprovação da reforma tributária na Câmara, pessoas próximas do presidente informam que o presidente abriu espaço ao Centrão com o intuito de aumentar a base aliada. Porém, o presidente ainda não confirmou sobre quais pastas irá conceder os novos ministros.
Algumas pastas como Saúde, Desenvolvimento Social, Esporte, Ciência e Tecnologia e Portos e Aeroportos estão uma das opções do Centrão.
Mesmo o MDIC não sendo requerido por nenhum partido, o presidente já pensa na possibilidade de repor um dos seus ministros no cargo exercido por Alckmin.