
O Banco do Brasil (BB) firmou um acordo com o Banco Central para ressarcir 1,6 milhão de clientes que foram prejudicados por cobranças indevidas ao longo dos últimos anos. A instituição financeira reconheceu a falha e estabeleceu um prazo de 12 meses para devolver o valor total de R$ 20,6 milhões.
Tarifas de segunda via de cartão: Entre 2013 e 2024, cerca de 1,5 milhão de clientes foram cobrados indevidamente pela emissão da segunda via de cartões, resultando em um valor total de R$ 14,1 milhões.
Taxas de juros acima do permitido para MEIs: No período de 2020 a 2022, aproximadamente 15,4 mil microempreendedores individuais (MEIs) foram afetados por taxas superiores ao limite de 8% ao mês no cheque especial, somando R$ 6,5 milhões.
O Banco do Brasil afirmou, em nota, que todas as falhas já foram corrigidas e que os clientes serão ressarcidos dentro do prazo estabelecido. A instituição destacou ainda que, nos últimos 10 trimestres consecutivos, se mantém como o banco com menos reclamações entre as grandes instituições financeiras do país, segundo o Banco Central.
Caso não consiga localizar todos os clientes prejudicados para a devolução dos valores, o BB deverá reverter o montante remanescente ao Banco Central.
A restituição segue diretrizes de transparência e proteção ao consumidor, fiscalizando o setor bancário para correção de práticas ilegais.